BENEFÍCIOS DO ABACAXI

O abacaxi é uma fruta tropical da família das frutas cítricas,  que são ricas em vitamina C e outros antioxidantes, que
são essenciais para garantir a saúde.

A nutricionista Cristiane Spricigo Lima conta que a fruta auxilia no bom funcionamento imunológico, melhora a função intestinal e facilita a digestão, graças à ação da bromelina. E os benefícios não param por aí: o abacaxi regula a atividade muscular do coração e é um excelente diurético.

Uma fatia de 100g da fruta contém apenas 52 calorias. Cristiane explica que o abacaxi “deve ser incluído na dieta substituindo doces ou em lanches intermediários, por ser diurético e melhorar a digestão”. Mas cuidado: pessoas que sofrem de refluxo gástrico, úlceras pépticas ou duodenais e gastrite não devem consumir a fruta em função de sua acidez.

Estudos mostram que comer alimentos que são ricos em antioxidantes pode ajudar a prevenir a infertilidade. Como os radicais livres podem danificar o sistema reprodutivo, alimentos com alta atividade antioxidante, como os abacaxis, que combatem esses radicais livres, são recomendados para pessoas que estão tentando engravidar.

Os antioxidantes no abacaxi, como a vitamina C, betacaroteno e outras vitaminas e minerais presentes, incluindo o cobre, afetam tanto a fertilidade masculina quanto a feminina. Os antioxidantes têm sido mostrados para ajudar a aumentar o fluxo de sangue e restaurar a formação de tecido adequada nos órgãos genitais. Além disso, eles podem ajudar no aumento da contagem de espermatozoides.

Em 2007, pesquisadores publicaram um artigo pioneiro sobre a bromelina do abacaxi, apontando-a como muito mais eficaz do que um quimio-agente tradicional usado no tratamento de câncer. Em testes de tratamento do câncer em animais, a bromelina foi apontada por ser mais eficaz do que o 5-fluoracil (5-FU), quando comparado com um grupo de controle não tratado. O 5-FU tem sido utilizado no tratamento de câncer por mais de 40 anos, mas o principal problema é que mata ou irreversivelmente danifica as células saudáveis e tecidos saudáveis, não só os cancerosos.

A bromelina não só foi apontada por ser mais eficaz mas também era muitas vezes mais segura do que o 5-FU. Os compostos naturais como a bromelina têm citotoxicidade seletiva e são capazes de matar as células cancerosas em um processo chamado apoptose, enquanto deixa as células saudáveis ilesas. Citotoxicidade é quando algo é tóxico para algumas células, e a bromelina concentra-se apenas em certas células cancerosas.

Os benefícios do abacaxi incluem ainda a capacidade de ajudar aqueles que sofrem de artrite e dores nas articulações, pois a bromelina pode acelerar a cura associada a procedimentos cirúrgicos. É também muito útil para o tratamento de lesões desportivas, incluindo distensões e pode ajudar contra a dor.

A bromelina funciona na inflamação bloqueando metabolitos que causam o inchaço. Ela também atua para diminuir o inchaço pela ativação de um produto químico no sangue que quebra a fibrina, levando, assim, à redução do inchaço. A bromelina é muitas vezes recomendada para ser tomada antes de cirurgias para acelerar o tempo de cicatrização e diminuir a inflamação comumente associada a procedimentos cirúrgicos.

Recentemente, um estudo foi feito em 100 ratos que sofriam de colite, a inflamação do cólon, e os resultados mostraram que a suplementação de longo prazo com o suco de abacaxi fresco congelado, não pasteurizado, com enzimas de bromelina ativas, é seguro e eficaz e diminui a gravidade da inflamação.

Outro estudo foi feito em pacientes que sofrem de sinusite, que é a inflamação dos seios paranasais. A sinusite pode ser causada por uma infecção, uma alergia ou um problema autoimune. O estudo mostrou que a bromelina encontrada no abacaxi causou uma recuperação significativamente mais rápida do que a terapia padrão.

O alto teor de vitamina C e bromelina do suco de abacaxi torna-o um tratamento eficaz para a acne. A bromelina é uma enzima que suaviza a pele e tem sido usada para combater a inflamação e inchaço, conforme afirmado anteriormente. Beber suco de abacaxi ajuda o corpo a sintetizar o colágeno, que ajuda a manter a pele firme e flexível, enquanto que os ácidos aminados e a vitamina C ajudam na reparação dos tecidos.

Há mais um motivo “duplo” para que serve o abacaxi. Ele também pode ser passado na pele para a nutrição desta. Corte um abacaxi ao meio e leve à geladeira. Coma o fruto, ou faça suco de uma metade, e esfregue suavemente o interior do abacaxi na pele de seu rosto, evitando a área dos olhos. Depois de alguns minutos, lave o rosto com água morna. Repita dois ou três dias mais tarde com a outra metade do abacaxi.

Obs: esta fruta pode ser consumida fresca ou em conservas, sendo adicionada em diversas preparações como sucos,saladas, sobremesas e doces.

Compartilhar