Chá de Hibisco: Saudável e Delicioso

O Hibisco é conhecido principalmente pela beleza de suas flores, o que faz com que muitos desconheçam os seus benefícios e suas propriedades medicinais. O hibisco, tem um sabor agradável e é rico em antioxidantes que previnem doenças do coração e o envelhecimento precoce.

Conheça agora alguns benefícios do chá de hibisco:

 Reduz o colesterol:
Por possuir quantidades expressivas de antioxidantes, o chá de hibisco é ótimo quando o assunto é redução de colesterol. Os antioxidantes auxiliarão a reduzir os níveis do colesterol ruim, protegendo a saúde das doenças cardíacas e também protegendo os vasos sanguíneos do corpo.

 Protege o fígado:
Devido à grande quantidade de antioxidantes, o chá de hibisco pode ser utilizado para garantir o bom funcionamento do fígado. Isso devido a os antioxidantes que ajudarão a neutralizar os radicais livres presentes nas células e tecidos do corpo. Desta forma, além de proteger o fígado, o chá de hibisco será um grande aliado no tratamento de doenças relacionadas a este órgão.

Antiinflamatório e antibacteriano:
Por ser rico em  vitamina c, o chá de hibisco é um forte estimulante do sistema imunológico de nosso corpo. Portanto, o consumo balanceado do chá de hibisco irá proporcionar um fortalecimento geral da saúde, garantindo as propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas desta flor, prevenindo resfriados e gripes.

Contra os sintomas menstruais e de TPM:
O chá de hibisco também pode ter seu uso e efeito no alívio de sintomas e dores menstruais. Por auxiliar na restauração do equilíbrio hormonal, o chá de hibisco traz inúmeros benefícios na redução dos sintomas da menstruação.

 Para emagrecer:
Tomar diariamente o chá de hibisco é uma ótima forma de emagrecer pois ele é um potente diurético que ajuda a desinchar porque estimula a produção de urina, que elimina as toxinas do corpo
Se você está precisando emagrecer rápido, apostar no hibisco é uma boa estratégia, mas além disso, também deve apostar nos alimentos ricos em nutrientes e evitar ao máximo tudo que contenha açúcar e gordura. Começar a caminhar também é super importante, se você não pratica nenhuma atividade física, mas se você já acha que tem uma vida agitada ou pratica algum exercício, a estratégia deve ser aumentar a frequência cardíaca durante os treinos.

Controle da pressão arterial:
Um relatório publicado em 2008 pela American Heart Association mostra que o chá de hibisco é um poderoso agente na redução da pressão arterial em adultos hipertensos. Isso significa que o consumo regular do chá de hibisco será capaz de auxiliar e ajudar aqueles que sofrem com alta pressão constante, caracterizados pelo quadro de hipertensão.

 Preparando o chá:
-2 colheres de sopa de hibisco seco ou 2 sachês de chá de hibisco
-1 litro de água em início de fervura
Para fazer o chá de hibisco:
Colocar a água para ferver e, quando começar a levantar fervura, deve-se apagar o fogo.
A seguir deve-se acrescentar o hibisco, tampar o recipiente e deixar repousar por 10 minutos antes de coar e beber.

Modo de usar:
-Tomar 1 xícara de chá de hibisco diariamente, meia hora antes das principais refeições.

Além disso, também pode-se adicionar outras ervas ao chá do hibisco, como a cavalinha, gengibre ou canela pois  aumentam o efeito diurético e antioxidante do chá.O chá deve ser ingerido sem adicionar açúcar para que alcance o efeito esperado e melhores resultados no emagrecimento quando associado a uma dieta equilibrada e à prática de exercícios físicos.
O hibisco também pode ser adicionado em sucos de frutas ou vegetais. Para preparar os sucos, deve-se substituir a água pelo chá de hibisco gelado, batendo juntamente com frutas ou vegetais no liquidificador. Boas pedidas são maracujá, abacaxi e morango.

Contra indicações:
O chá de hibisco está contraindicado em casos de gravidez, para mulheres durante a TPM porque pode agravar seus sintomas e também não é indicado para pessoas com problema de pressão baixa. Além disso, o chá de hibisco pode causar alterações hormonais e prejudicar a fertilidade, por isso está contraindicado para mulheres que estejam tentando engravidar.O excesso de chá de hibisco também pode causar intoxicação do organismo, alterações da pressão e causando fraqueza muscular, por isso, a dose máxima diária deve ser de 6 xícaras de chá.

Obs: este site fala de tratamentos caseiros alternativos, portanto Não substitui um especialista. Visite o seu médico regularmente.

 

Compartilhar