Dicas de como manter sua pele saudável!


Diversas causas estão associadas com a formação ou surgimento das manchas, que podem ser de nascença ou ocorrer com o excesso de exposição do sol. Para entender um pouco mais sobre o tratamento, primeiro temos que saber a causa e o tipo de mancha.

Tipos de manchas

 

Melanoses ou manchas senis: são escuras, arredondadas e surgem com o passar dos anos no corpo devido a exposição prolongada ao sol.

Efélides ou sardas: manifestam-se na face de crianças ou jovens de pele, geralmente, muito clara após exposição em excesso ao sol;

Melasmas: normalmente surgem após a gravidez, uso de pílula ou exposição ao sol e acontece com maior probabilidade na região das maçãs do rosto, buço e testa.

Manchas de pós-acne: aparecem depois do processo inflamatório da acne.

Ceratose seborreica: são lesões ásperas, escuras ou esbranquiçadas. Podem ocorrer na face, couro cabeludo, membros e tórax.

 

Como prevenir manchas na pele

 

  1. Usar protetor solar diariamente;
  2. Usar roupas e chapéus apropriados para impedir a exposição solar;
  3. Evitar o sol entre as 10h e 14h;
  4. Ir ao dermatologista com regularidade para uma avaliação da pele, pois algumas manchas podem ser detectadas e tratadas no seu início com mais facilidade.

Para disfarçar as marcas no dia a dia a maquiagem e os dermocosméticos com cor são as melhores e mais eficazes alternativas. Já para diminuir de maneira prolongada o aspecto visual do quadro, podem ser realizados tratamentos domiciliares com o uso de ácidos e cremes clareadores. Que devem ser acompanhados do uso de produtos a base de vitamina C.

 

Obs: o objetivo do site é dar dicas de saúde e falar de tratamentos naturais alternativos. Portanto, não substitui um especialista. visite o seu médico regularmente.

 

 

Compartilhar