Os Poderes da Farinha de Banana Verde

Estudos tem apontado que a banana verde é benéfica para saúde. Além disso, A grande diferença da Banana madura para a banana verde está no alto teor do amido resistente: cerca de 50% a 90% a mais dessa substância, que não é digerida pelo organismo e não se transforma em açúcar, apresentando comportamento parecido ao da fibra alimentar.Além disso, a banana verde é rica em potássio, Magnésio, Ferro, Zinco, Vitamina A, Vitamina C e Vitaminas do Complexo B, a banana é um superalimento que não pode ficar de fora da dieta. Então, confira os benefícios da banana verde para saúde.

Estudos feitos pela Universidade de Viçosa (MG) afirma que a farinha da casca da  banana verde contém inúmeros benefícios para a saúde.A análise nutricional da farinha de banana verde permite afirmar que seu consumo pode ser um aliado da boa saúde. Alguns dos benefícios estão relacionados ao elevado teor de amido total (73,45%), amido resistente (17,5%) e conteúdo de fibras (cerca de 14,5%) do produto. Segundo a nutricionista Fabiane Quintino Campos, as fibras são um componente funcional e estão relacionadas ao aumento da saciedade, melhor funcionamento do intestino e menor absorção de gordura pelo organismo.

Fabiane explica que a banana é uma fruta rica em vitaminas A e C. Além disso, tem boas quantidades de triptofano, uma substância que aumenta a secreção de serotonina (mesmo hormônio liberado quando consumimos chocolate), que aumenta a sensação de prazer e bem-estar. Quando o fruto ainda está verde, tem a vantagem de não apresentar sacarose (açúcar presente no fruto maduro). A casca verde é rica em amido resistente, a substância associada à redução dos níveis de glicemia no sangue.

Quando esse amido entra no nosso organismo, segundo a  nutricionista, ele passa direto pelo intestino delgado e, quando chega no intestino grosso, vira alimento das bactérias que naturalmente vivem ali. É nesse momento que os benefícios começam, pois estas bactérias, depois de digerir o amido resistente, produzem substâncias que são benéficas para o nosso organismo e que ajudam a prevenir várias doenças, como câncer e o diabetes. “Foi observado que o seu uso diminui os valores da glicose significativamente, inclusive em pessoas que já são diabéticas.”

De acordo com os resultados da pesquisa da UFV, o consumo de 20 gramas de farinha de banana verde  diariamente reduziu a glicemia de jejum das voluntárias com síndrome metabólica. A farinha de banana verde é fonte rica de potássio, fósforo, magnésio, cobre, manganês e zinco, podendo também substituir outras carboidratos por oferecer maior conteúdo nutricional que os demais tipos de farinhas existentes no mercado.

Como fazer em casa: 
Selecione a quantidade de banana verde (de qualquer variedade) a ser produzida. Escalde as bananas em água fervente, para tirar impurezas. Dois minutos são suficientes. Descasque a banana e corte as cascas em tiras. Coloque-as em um tabuleiro, arrumadas lado a lado. Leve ao forno e deixe torrar até ficarem bem quebradiças e esfarinhando na mão (ATENÇÃO: o forno não pode estar muito quente, caso contrário, as cascas queimarão). Passe em uma máquina de moer ou leve ao liquidificador e depois passe em uma peneira fina. Está pronta para ser consumida.

Como consumir a farinha:
Pode ser usada sobre alimentos prontos  misturada a sucos; substituir farinhas tradicionais em preparações como bolos e biscoitos. A receita abaixo é uma opção:

Bolo de farinha de banana verde (sem glúten e sem lactose)

Ingredientes:
-1 ovo grande caipira ou orgânico
-¼ de xícara de açúcar mascavo
-1 xícara de farinha de banana verde
-1 xícara de farinha de arroz
-1 xícara de leite de soja
-¼ de xícara de óleo de canola ou de soja
-1 colher de sopa de fermento em pó
-3 bananas picadas em forma de rodela

Modo de preparo:
-Bata o ovo com o açúcar, acrescente o óleo e misture bem. Em seguida, acrescente o leite e as farinhas.
– Bata por 3 minutos até ficar homogêneo.
-Após bater bem, acrescente o fermento em pó. Bata por mais 2 minutos.
-Coloque numa forma untada com óleo de canola ou de soja, adicione a massa, acrescente por cima as rodelas de banana e asse até dourar.

Composição nutricional:
Em 20 gramas de farinha de banana verde, a quantidade usada na pesquisa da Universidade Federal de Viçosa, são encontrados:
62 calorias
13 gramas de carboidratos
0,9 gramas de proteínas
3 gramas de fibra alimentar
22 miligramas de magnésio

 

 

Obs: Este site fala de tratamentos naturais alternativos.Portanto, não substitui um especialista. Visite o seu médico regularmente.

Compartilhar