Elimine a caspa, hidrate e evite as quedas dos cabelos de forma natural.

A Babosa  ou Aloe Vera, como também é conhecida – é uma planta considerada medicinal por muitos especialistas graças aos seus inúmeros benefícios para a saúde humana. Ela também é a queridinha de muitas mulheres que a usam no seu dia a dia para tratar a pele e os cabelos, proporcionando maciez e hidratação como nenhum outro creme hidratante.
Em especial nos cabelos, a Babosa pode trazer uma série de vantagens com o seu uso adequado e contínuo, muito melhor até que fórmulas químicas e produtos elaborados especificamente para tratar as madeixas. Dentre elas, a Aloe Vera pode prevenir e tratar a queda dos fios, hidratar os cabelos e até acabar com a caspa.
O melhor de tudo é que a planta pode ser usada de várias formas, sendo que o seu uso natural – a partir do gel (ou baba) da folha – é a melhor maneira de cuidar dos cabelos. No entanto, muitas mulheres também usam a Babosa em alguns produtos à base da planta, como shampoos e condicionadores. O resultado também é positivo e proporciona o mesmo brilho e maciez para os cabelos, seja qual for o seu tipo.

Benefícios da Babosa (Aloe Vera) para o cabelo

A Babosa, como dissemos anteriormente, traz inúmeros benefícios para os cabelos, se usada da forma adequada e de maneira contínua. Dentre eles estão a prevenção e combate à queda dos fios, hidratação profunda, crescimento capilar e até tratamento de seborréias no bulbo, como a caspa.
A Aloe Vera possui as Vitaminas A, C, E, B1, B2, B3, B6, B12 e B13, 20 minerais, além de 18 aminoácidos e outras substâncias benéficas que auxiliam na saúde dos cabelos, tratando as madeixas profundamente e deixando-as mais fortes e hidratadas.

Confira abaixo detalhadamente como a Aloe Vera pode ajudar a cuidar de seus cabelos:

Limpa o cabelo

Devido ao seu elevado conteúdo de aminoácidos e polissacarídeos, a Babosa faz uma limpeza profunda dos poros do couro cabeludo e elimina todas as impurezas e resíduos acumulados.

Hidrata o cabelo

A planta é eficaz para deixar os cabelos hidratados, uma vez que ela age com os seus minerais e nutrientes no combate ao efeito ressecado. Se você tem cabelos secos, ela pode trazer mais brilho, maciez e evitar o tão desconfortável frizz.

Evita a queda dos fios

A Babosa é essencial para fortalecer a raiz capilar e fortalecer os fios. Ao deixar o bulbo mais forte, ela ajuda a evitar ou tratar a queda, no caso de quem já sofre com o problema, seja por desajustes hormonais ou por excesso de produtos químicos nos cabelos.

Trata a caspa

A planta pode tratar as seborréias, como a caspa, que atingem o couro cabeludo, evitando a oleosidade excessiva – que provoca o surgimento do problema – e ajudando a diminuir a coceira, a irritação e a descamação.

Auxilia no crescimento

Ao deixar os fios dos cabelos mais fortalecidos, assim como a raiz, a Aloe Vera ajuda no crescimento capilar. Ela ajuda a destampar os poros e penetra neles, estimulando a circulação sanguínea e favorecendo o crescimento saudável dos fios.

Evita fios quebradiços

Graças às suas propriedades semelhantes às da queratina, a Babosa aumenta a flexibilidade do nosso cabelo, evitando que se quebre com facilidade e fazendo com que pareça mais saudável.

Como usar a Babosa (Aloe Vera) nos cabelos?

O modo como você vai utilizar a Babosa nos seus cabelos vai depender do problema que quer evitar ou tratar. Além disso, você pode usar para uma simples hidratação, que tem várias formas de ser feita, dependendo do seu tipo de cabelo.
De um modo geral, a maneira mais utilizada de tratar as madeixas com a Aloe Vera é retirando o gel (baba) da folha e passando diretamente nos cabelos.
Em alguns casos, o gel pode ser misturado a cremes ou máscaras de hidratação, além de outros produtos naturais, para potencializar o efeito da Babosa e tirar o cheiro natural dela, no caso de quem se sentir incomodada.

Receita para hidratar e fortalecer os cabelos com Babosa (Aloe Vera)

Ingredientes

  • 1 colher de sopa do gel da babosa
  • Creme de tratamento (quantidade que você já usa)

Como preparar:

Lave os cabelos. Misture o gel (baba transparente) da Babosa com o creme. Aplique a mistura nos cabelos e massageie bem, longe da raiz em uma distância de quatro dedos. Coloque a touca plástica (ou de alumínio) e deixe agir por 30 minutos. Em seguida, enxágue os cabelos, retirando bem toda mistura dos fios.

Receita para esfoliar o couro cabeludo com Babosa (Aloe Vera)

Ingredientes

  • 1 colher (sopa) de açúcar mascavo
  • 2 colheres (sopa) de gel de babosa

Como preparar:
Misture bem os ingredientes em um recipiente. Divida os cabelos em duas partes e aplique o creme em todo o couro cabeludo com movimentos circulares e suaves. Coloque uma touca e deixe agir por 10 minutos. Lave os fios como de costume e deixe secar naturalmente.

Contraindicações da Babosa (Aloe Vera) no cabelos

Felizmente, não há contraindicações da Babosa em seu uso de forma externa. No entanto, gestantes ou lactantes devem procurar um médico antes de aplicar qualquer produto ou substância nos cabelos, já que não se conhece, de fato, os efeitos reais da Babosa no couro cabeludo de mulheres que se encontram nessas situações.
Se for o caso, crianças e idosas devem estar atentas a qualquer sintoma na raiz capilar, uma vez que a pele é bem mais sensível.

Obs: este site dá dicas de saúde alternativa.Portanto, não substitui um especialista.Procure um médico.

Compartilhar