Dicas de como evitar o cansaço

Algumas atitudes, tais como:dormir, comer mais peixe, fazer exercício são fundamentais para vencer o cansaço ou, pelo menos, diminuí-lo. O que ajuda na maioria das vezes é “injetar” um pouco mais de energia, ou seja, aumentar o nível de endorfina (hormônio do bem estar) no sangue. Veja as boas dicas para combater o cansaço.

Dormir é fundamental
O sono é responsável para restabelecer as energias que são perdidas durante o dia, estimulando a memória e descansar a mente e por isso você deve evitar dormir menos de 6 ou 7 horas. Crie o hábito de se deitar e levantar por volta da mesma hora para manter o ciclo do sono em ordem. O ambiente do quarto também é importante: é conveniente que esteja bem escuro; ventilado; livre-se de todos os equipamentos eletrônicos, uma vez que a luz das telas inibe a produção da melatonina (hormônio do sono); não durma com seu animal de estimação; não trabalhe no quarto e evite comidas pesadas e bebidas alcoólicas antes de se deitar. Não se esqueça que noites mal dormidas consecutivas, não só geram cansaço, como a longo prazo podem dar origem a problemas graves de saúde (hipertensão, enfartes, etc…).

Boa alimentação
Comece com uma alimentação balanceada: farinha de aveia, ovos, iogurtes, peito de peru, entre outros. Por vezes a sonolência e falta de energia acontecem quando a quantidade de proteína e/ ou hidratos de carbono foi excessiva, por isso dose o que coloca no prato e é preferível que opte por uma alimentação rica em ómega 3. Mesmo não tendo fome,faça um esforço para comer.Fazendo isso, você não perderá energia.
A água também não pode faltar. Além de uma série de benefícios, é mais eficaz do que que o café, ou seja, no final do dia o corpo tende a estar mais desidratado e quando se ingere água tem-se mais energia, enquanto que o café, sendo diurético, piora a desidratação, logo o cansaço vence.

Exercício
O ideal é ter uma atividade física regular, mas caso não se possa por algum motivo, caminhe por entre 10 a 20 minutos. Suba as escadas em vez do elevador de maneira a acelerar o seu ritmo cardíaco, estacione o carro mais longe, pode ir beber café numa lanchonete mais distante, etc… Deve fazer algo que aumente o seu nível de atividade para ficar com mais energia.

Atitude mental
Talvez esteja cansado da rotina do dia a dia: escola, trabalho,cuidar do filho ou da casa. O desânimo em algumas coisas da vida acaba por ser um condicionador.
Faça o seguinte, guarde as coisas e tarefas mais chatas para fazer quando se sentir com mais ânimo, para evitar estar sempre adiando.
Quando estiver trabalhando ou estudando evite distrair-se com más notícias ou outros coisas que podem deixar você mais estressado. Foque-se no que está fazendo e faça intervalo.Por exemplo, trabalhe 45 minutos e  faça 10 a 15 minutos de intervalo.
Recupere a energia e o ânimo e pense em coisas que gosta ou quer fazer: férias, viagens, etc…
Sorria sempre e ouça música para animar e dar mais energia.

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