O que é Konjac? Uso,benefícios e seus efeitos.

É um tubérculo oriental (Japão e da Indonésia) constituído por água e fibra, o glucomanano, que incha no estômago e sacia muito rapidamente. Pode ser consumido sob a forma de massa, arroz ou em suplemento alimentar.

Estas são as três principais ações deste tubérculo:

Ação saciante

Possui um tipo de fibra, o glucomanano, que absorve até 100 vezes mais água que o seu volume, o que faz com que o estômago inche e o apetite diminua. É também muito pouco calórico, tem sido usado em dietas de emagrecimento.

Ação reguladora

Devido ao seu alto teor em fibras, ajuda a regularizar o trânsito intestinal e a reduzir a obstipação, ajudando a desintoxicar o organismo.

Ação protetora

Reduz a absorção de (mau) colesterol LDL e de açúcar dos alimentos.

Formas de consumir este tubérculo

Em substituição da massa

O konjac é vendido como massa em vários tipos de corte (esparguete, noodles, fettuccine e penne, por exemplo). Tem uma textura esponjosa e é apresentado numa embalagem com líquido. Passe pela água antes da preparação.

Em substituição do arroz

Vendido sob a forma de pequenos bagos, tem menos calorias que o arroz tradicional, fornecendo apenas 7,7 calorias por 100 gramas. Como não tem sabor, deve ser temperado com especiarias e associado a outros alimentos

Em cápsulas

A fibra que contém, o glucomanano, é vendida como suplemento alimentar.

Os cuidados a ter quando ingerir konjac

 

Os efeitos colaterais do Konjac são raros, mas podem surgir casos de gases, diarreia e dor abdominal e bloqueios do sistema digestivo, especialmente se grandes quantidades de água forem consumidas após ingerir o Konjac.

O Konjac não apresenta contraindicações, porém os diabéticos só devem usar este suplemento com autorização do médico, pois pode haver casos graves de hipoglicemia.

Foto:Bariball Agriculture

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