Este é o melhor substituto da manteiga e margarina – Você pode fazer em casa!

Há várias opções para substituir as manteigas e margarinas tradicionais: há muitos cremes vegetais para barrar, queijos light e várias versões magras deste produto. Mas agora, a esta lista junta-se a manteiga ghee (lê-se gui). Muito usada na culinária indiana, está, gradualmente, a chegando até nós. De acordo com a ”Time”, trata-se de uma manteiga clarificada, que, apesar de ser feita a partir da tradicional manteiga, apresenta mais benefícios para a saúde. E porquê? Está tudo no modo como é preparada. Nós explicamos.

Durante a preparação, a manteiga (que deve ser sem sal) é derretida em banho-maria. Isto vai  fazer com que os seus elementos constituintes se separem — a espuma aparecerá na parte de cima da panela, os sólidos do leite no fundo e a manteiga clarificada (a parte que vai utilizar) entre os dois. É ao retirar a espuma e os sólidos do fundo, que se faz à mágica: neste processo, as toxinas da gordura do leite e lactose são também removidas — por isso é também uma boa solução para intolerantes à lactose.

Somamos a isto o fato da ghee ser mais fácil de digerir e de ser mais benéfica para o coração. Mas atenção, não deve ser feita a partir de gordura. Por isso, em excesso, como acontece com tudo, não faz bem.

Como preparar o ghee em casa?. O modo de preparação requer tempo, mas depois pode durar até três a quatro meses no frio. Tome nota.

Ingredientes:
— 400 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
— 1 litro de água (caso opte por fazer em banho maria)

Modo de preparação:

Colocar a manteiga num recipiente próprio para fazer em banho-maria (como pirex por exemplo). Numa panela colocar a água e levar ao fogo até ferver. No interior da panela colocar o recipiente com a manteiga para derreter.

Enquanto a manteiga derrete irá formar-se uma espécie de espuma branca que se vai acumula-se à superfície do líquido. Com o auxílio de uma espumadeira retirar e descartar a espuma formada durante o processo. Quando a produção de espuma branca cessar, desligar o fogo.

No final encontra-se no fundo do recipiente uma quantidade variável de um depósito esbranquiçado (varia em quantidade dependendo do tipo de manteiga utilizada), que constitui na realidade a lactose existente na manteiga. Para ter a certeza que a sua ghee é desprovida de lactose opte por filtrar com cuidado o líquido obtido para um frasco, com tampa e armazene.

Obs: É importante lembrar que devido à eventual perda de alguma da água por evaporação e a eliminação dos sólidos do leite, a manteiga ghee apresente um volume mais reduzido quando comparado ao que inicialmente tinha de manteiga.

.
 foto:Taringa!

Compartilhar