4 truques simples para acabar com a timidez

Todo mundo tem momentos de timidez de vez em quando, mas existem aqueles que convivem o tempo inteiro com o medo de ser criticado, rejeitado e de sofrer com a reação negativa das pessoas. Esse, para quem não sabe, é o pesadelo que todo tímido tem que enfrentar diariamente.

Você, por exemplo, já viu como um tímido fica quando sabe que precisa falar em público ou entrar em um local cheio de estranhos? Normalmente essas pessoas começam a ficar ansiosas, ficam vermelhas e aceleradas, imaginando todo tipo de coisas que podem desandar e do que as pessoas poderão comentar sobre elas. E essa é apenas uma das situações que costumam despertar pânico em quem sofre com a timidez.

A boa notícia, no entanto, é que existem técnicas simples que podem reduzir os desconfortos com os quais o tímido sofre todas as vezes que precisa fazer alguma coisa publicamente. Abaixo, na matéria, aliás você confere como colocar esses truques em prática e como eles agem no cérebro para baixar o estresse, a ansiedade e a timidez.

Como deixar de ser tímido:

1. Tente encarar as situações de uma outra forma

Nem todo tímido é introvertido, sabia? Pessoas introvertidas são mais reservadas, enquanto as tímidas têm tendência a superestimar as possibilidades negativas das situações. É por causa disso que alguém que sofre de timidez tem medo de interações sociais, fica ansioso ao pensar em entrar em um local cheio de desconhecidos e teme o julgamento alheio.

A sensação de ansiedade que as situações que despertam timidez pode ser amenizada com a prática de alguns exercícios mentais. Um bom exemplo é pensar nas coisas que poderiam dar muito certo e transformar a ocasião toda em um grande sucesso ao invés de focar nas possibilidades ruins.

Ter em mente que você é uma pessoa corajosa e que tem força para encarar seus medos de frente também é uma ótima forma de deixar de ser tímido ou de, pelo menos, assumir o controle da situação.

Person Climbing on Mountain

2. Demonstre interesse sobre as outras pessoas

Se você tem medo de ser renegado na hora de fazer amizades ou de conversar com um desconhecido, também existem técnicas eficientes contra o problema. A regra é demonstrar interesse, de forma genuína, pelas demais pessoas e pelo que elas têm a contar.

Adicionar comentário

error: Content is protected !!