9 alimentos que podem ser congelados, sem perder a textura e o sabor

Congelar alimentos é uma alternativa eficiente para evitar o desperdício. O congelador é uma ferramenta capaz de facilitar muito a vida na hora de cozinhar e ele ainda ajuda a prolongar a vida útil de muitos alimentos.

Veja a lista de 9 alimentos que podem ser congelados, sem perder a textura e o sabor:

Abacate
Às vezes um abacate é mais do que deseja consumir. Para evitar que ele estrague, uma opção é fazer um creme com a fruta e congelá-lo para uso posterior.

Para isso, basta bater o abacate no liquidificador acrescentando uma colher de sopa de limão.
Este cuidado evitará que a poupa escureça. Basta colocar a mistura em um recipiente fechado e congelar.

Bananas
As bananas também estão na lista de frutas que se dão muito bem no congelador. Elas podem ser armazenadas com casca ou sem e depois de descongeladas são excelentes para serem usadas em receitas de smoothies, sorvetes, tortas, cremes, entre outras coisas.

O ideal é que elas sejam colocadas no freezer quando já estão bem maduras, sempre em embalagens fechadas.

Pães
O prazo de validade dos pães não costuma ser muito grande, principalmente se forem caseiros.
Para evitar que eles estraguem, congele-os antes de vencerem. Quando forem descongelados, eles precisam apenas ser colocados no forno por alguns minutos e, então, terão novamente a mesma aparência de quando estavam frescos.

Bolos
Assim como os pães, os bolos estragam muito rapidamente quando não estão refrigerados. Por incrível que pareça, quando são congelados eles também mantém características de quando foram feitos, com a vantagem de durar muito mais tempo.

Ovos
Talvez uma caixa de ovos seja muito para você consumir antes que eles comecem a estragar. Assim sendo, o congelamento pode ser uma boa ajuda. Parece estranho, mas isso funciona para os ovos.

É necessário retirá-los da casca antes de congelar, para evitar que eles explodam e façam uma enorme sujeira no freezer. Eles podem ser armazenados dessa forma por até um ano.

Gengibre
Congelar o gengibre é um ótimo jeito de tê-lo sempre fresco e pronto para o uso. Por vezes quando ele é armazenado fora da geladeira, acaba secando rapidamente, perdendo sabor e forma.

Ervas
Um bom jeito de congelar ervas é usando manteiga ou azeite e forminhas de gelo. O processo é simples, basta misturar a erva a um desses ingredientes e dispor em forminhas de gelo.

Grãos
Mesmo depois de cozidos e temperados, os grãos podem ser congelados. Esta opção é ótima para evitar o desperdício, principalmente de arroz e feijão.
Guardar as sobras ainda ajuda a economizar muito tempo na cozinha. Basta descongelar e comer.

Massas
Assim como o arroz e o feijão, as massas podem ser congeladas prontas. Uma dica é congelar esses alimentos em porções individuais. Assim, basta levá-los do freezer para o micro-ondas e dali para o prato.

A refeição é feita em poucos minutos, da mesma forma que os congelados industrializados.

Compartilhar