Dicas de como manter a beleza da pele após os 40 anos

A cosmética moderna e uma melhor informação são fatores que contribuem para que uma mulher de 40 anos possa sentir-se mais bela do que nunca. De fato, já viveu o suficiente para se familiarizar com os seus defeitos e aprender a dissimulá-los, sabe tirar partido das suas qualidades e, além disso, pode já dispor dos meios econômicos para conseguir.

Uma mulher pode decidir hoje o futuro da sua pele: cuidados preventivos e tratamentos adequados são requisitos necessários para evitar a marca dos anos, sob a forma de rugas e flacidez.

O ideal seria começar a cuidar-se aos 20, para chegar aos 40 anos com uma pele de 30. Embora não exista uma idade fixa para o aparecimento de rugas e outros sinais de envelhecimento cutâneo, há alguns pontos-chave para se levar em conta.

Pés-de-galinha: os olhos são a zona mais vulnerável à passagem do tempo. Mais do que as palavras, os olhos expressam emoções: paixão, alegria, tristeza, melancolia.

A partir dos 25 anos, qualquer mulher deverá aplicar um produto específico para o contorno dos olhos. Deste modo, conseguirá atrasar a aparição dos “pés-de-galinha”, bolsas e olheiras.

União dos lábios: a zona nasolabial e os cantos da boca são pontos conflituosos a partir dos 40 anos, sobretudo em mulheres fumantes. As pequenas rugas verticais que se formam em volta dos lábios e o relaxamento muscular podem ser evitados aplicando-se um tratamento específico.

Flacidez: pescoço e rosto podem ser afetados, sobretudo em peles com tendência gordurosa. Produtos específicos restauram a carência em colágeno e elastina.

Rugas de expressão: são pregas que se formam na superfície da pele, como consequência da mímica facial. As linhas horizontais da testa marcam estados de surpresa ou admiração, enquanto que as formadas à volta dos olhos são próprias de pessoas alegres e de riso fácil. Cuidado com a expressividade excessiva!

Rugas de pele seca: a sua causa é a desidratação superficial da camada hidrolipídica da pele, devido às inclemências climatéricas.

Rugas de senescência: são produzidas pela ação do tempo – envelhecimento natural –, pela radiação solar, pelos cuidados escassos e por razões genéticas. A camada córnea perde coerência e torna-se mais fina.

Necessidades específicas: aos 40 anos, o rosto começa a necessitar de cuidados especiais. Já não é suficiente um simples creme hidratante de dia: é necessário aplicar um produto nutritivo à noite, um creme para o contorno dos olhos e um tratamento refirmante. Uma pele jovem, cuja proporção de água está bem regulada, apresenta um aspecto fresco e firme, é flexível e elástica; mas a idade e fatores externos, como o vento, o frio, a contaminação e o calor, conduzem irreversivelmente à desidratação.

Compartilhar