A prevenção é de fundamental importância para detectar os sintomas a tempo. O quanto antes descobrirmos a presença dos pólipos, com mais rapidez poderemos tomar medidas para evitar desenvolver essa doença.
O câncer colorretal se origina no cólon ou no reto. Ambos estão relacionados, embora o tratamento seja diferente, ambos têm os mesmos sintomas e a mesma origem.
Sintomas de um câncer colorretal
Sangue nas fezes: é o sintoma mais evidente e o que nunca devemos deixar passar. Sabemos que nunca é agradável, mas é importante observar sempre a cor e a forma das fezes, principalmente se notar algum rastro de sangue. A cor pode ser vermelha ou preta, e isso pode ocorrer quando as fezes entram em contato com os pólipos presentes no cólon ou no reto, que acabam sangrando.
Anemia: as mulheres costumam ter anemia mais frequentemente do que os homens. Normalmente isso ocorre por causa de uma menstruação irregular, mas o mais importante é sempre conhecer as causas. Se você obteve um diagnóstico de anemia, peça ao seu médico que faça também uma análise das suas fezes, para tentar identificar a presença de sangue.
Alterações no seu ritmo intestinal: você passa por épocas com prisão de ventre alternadas, com semanas de diarreia.O ideal é comentar isso com o seu médico. É importante saber a origem, destas mudanças no seu ritmo intestinal.
Forma das fezes: preste atenção a qualquer alteração na formato das fezes., principalmente se elas estiverem subitamente mais finas. Isso poderia ocorrer, pois a presença de pólipos faz com que o intestino se estreite e não permita a evacuação normal das fezes.
Sensação estranha ao evacuar: você sente que vai ao banheiro, mas continua tendo vontade? Parece que ainda falta algo dentro do intestino? Este problema também deve ser comentado com o seu médico.
Dor abdominal: se ao comer você sente dores persistentes, anormais.Procure seu médico.
Perda de peso: quando há um problema no cólon, deixamos de sintetizar adequadamente muitos nutrientes.Um indício de que nossa saúde não vai bem, é a perda excessiva de peso.
Podemos prevenir o câncer colorretal?
O mais importante no câncer colorretal, assim como em qualquer outro, é estar atenta aos sintomas e ter uma boa qualidade de vida.
Estes são alguns pontos que podem ajudar:
- Se você é fumante, o que está esperando para abandonar o cigarro? Comece hoje mesmo!;
- Siga uma dieta mediterrânea, rica em frutas, verduras frescas e azeite de oliva;
- Desintoxique seu intestino regularmente: o ideal é começar a manhã com um copo de água morna com limão ou uma colher de azeite de oliva, com algumas gotas de suco de limão ou até uma infusão de aloe vera;
- Cuide da sua flora intestinal consumindo probióticos;
- Os chás de gengibre e hortelã também podem ajudar a cuidar do seu cólon;
- Beber duas vezes por semana um litro de água, onde você tenha cozinhado duas alcachofras, também é uma outra recomendação;
- Lide adequadamente com situações de estresse e ansiedade;
- Pratique um pouco de exercício diariamente. Uma ótima opção pode ser uma caminhada de uma hora.