Truques e dicas para limpar o ferro de passar roupas

As rotinas diárias, como passar a roupa a ferro, já ocupam muito tempo do nosso dia para ainda nos lembrarmos de limpar o ferro de passar. Contudo, a limpeza regular dos utensílios domésticos também é uma tarefa importante porque mantém o seu bom funcionamento e garante roupas sempre limpas e bem passadas.

Vai ver como limpar o ferro pode ser um processo fácil e rápido com essas dicas.

Como limpar ferro de passar roupa: o reservatório

O reservatório de água pode ser limpo com uma solução simples de partes iguais de água e vinagre branco. Despeje-a no reservatório e deixe ficar durante duas horas, enxaguando no final com água pura. Alguns ferros também têm uma opção de auto-limpeza, por isso consulte o manual de instruções para conhecer melhor os programas do seu ferro.

Como limpar ferro a vapor: a base

É importante manter a base do ferro limpa para que não transfira sujeira para a sua roupa. Pode usar um produto específico para o efeito, de acordo com as instruções do fabricante, ou pode optar por limpar com água morna e um pano ou esponja macia.

Para remover algumas marcas mais difíceis aplique uma mistura de água morna com vinagre branco ou detergente neutro, e passe com um pano úmido e limpo. Use um cotonete umedecido nesta solução para limpar os orifícios do vapor superficialmente.

Como tirar ferrugem do ferro de engomar

O armazenamento de água no ferro a vapor pode resultar em manchas enferrujadas que depois se transferem para a sua roupa ou marcas de calcário na base.

Para combater a ferrugem, encha o reservatório com um pouco de água e vinagre branco e ligue o ferro normalmente, jogando o vapor fora até o reservatório estar vazio. Este processo vai ajudar a expelir as partículas de sujeira ferrugem que estão manchando a sua roupa. Teste o resultado numa peça velha para finalizar.

A base pode ser limpa com um produto específico para remover calcário ou com a solução caseira descrita anteriormente.

Dicas úteis:

  • Verifique que o ferro está desligado e frio antes de o limpar.
  • Use luvas para proteger a sua pele enquanto limpa.
  • Não use palha de aço nem produtos químicos pois podem danificar o revestimento da base.

 

Compartilhar