Veja os perigos de secar roupas dentro de casa!

Quando chega a chuva, muitas pessoas colocam o varal portátil dentro de casa e aproveitam para secar a roupa que acabaram de lavar. Mas sabia que este hábito pode fazer mal à saúde?

Um estudo realizado em 2014 no National Aspergillosis Centre, em Manchester (Inglaterra), voltou a circular na Internet e, por isso, o site britânico Independent fez um artigo para divulgá-lo.“Um varal cheio de roupa molhada contém quase dois litros de água, que é liberada para a divisão da casa onde se encontra”, explica David Denning, um dos especialistas.“A maioria das pessoas ou é imune aos fungos que crescem nestas condições, ou tem um sistema imunológico forte o suficiente para combater as infeções provocadas. Mas nas pessoas que têm asma, deixar a roupa secando dentro de casa pode provocar tosse e alergias”, acrescenta.“Nos casos das pessoas com um sistema imunológico fraco, como os doentes oncológicos que se submetem a quimioterapia, doentes com SIDA e pessoas com doenças autoimunes, os fungos podem provocar aspergilose pulmonar – uma doença que pode causar danos irreparáveis e fatais nos pulmões”, afirma o mesmo especialista.

Por isso, o melhor é colocar a roupa para secar no quintal ou, se não conseguir, numa máquina de secar. Se não tiver uma, o melhor é optar por levar a roupa a uma lavandaria.

Compartilhar