10 truques para bateria do celular durar mais

Todos nós já sofremos com os sinais de alerta de bateria baixa ou perto do limite mínimo de funcionamento.

A tecnologia dos smartphone tem evoluído a um ritmo incrível e, infelizmente, as baterias não estão acompanhando a tecnologia.

As novas telas dinâmicas de alta resolução e os novos processadores requerem cada vez mais energia, mas as baterias atuais não conseguem fornecer essa quantidade de energia durante o tempo que nós gostaríamos.

Os celulares da Nokia em que passavam-se dias sem um único alerta de bateria com nível baixo é coisa do passado.

Aprenda a aumentar a duração da bateria do seu celular com uma utilização inteligente seguindo as dicas que estamos sugerindo.

Com o objetivo diminuir o rápido desgaste das baterias, apresentamos as 10 melhores dicas para aumentar a duração da sua bateria, o máximo possível:

1. Desligue o telefone. Sim, vamos começar com o óbvio, mas o que você pode não saber é que se você estiver em uma área de serviço de má qualidade, a bateria do seu telefone desaparece num instante durante as tentativas de procurar um sinal melhor. Se você estiver planejando fazer uma viagem longa de ônibus, ou através de uma área remota, desligar seu telefone (ou ativar o ‘Modo Avião’) você pode economizar mais do que imagina.

2. Certifique-se de que você tem bom sinal de rede. Conforme explicado no número anterior, o telefone utiliza uma grande quantidade de energia durante a pesquisa para melhorar o sinal. Use um repetidor de sinal para garantir um sinal perfeito, na zona onde pretende usar o seu celular.

3. Não deixe que a sua bateria fique vazia completamente. As baterias de íon de lítio não gostam de atingir o nível de 0%, ao ficarem vazias as baterias podem muitas vezes ficar danificadas a longo prazo, ou seja, a vida útil da sua bateria não vai durar tanto tempo. As baterias de íon de lítio preferem ser recarregadas frequentemente. Tente manter a percentagem de energia na sua bateria entre 20-80%.

4. Desligue a função de vibrar. A chamada alerta vibratório ativa um movimento mecânico que naturalmente exige uma maior quantidade de bateria. Se estiver usando um alerta de chamada com som, desligue a função de vibrar e assim, economizar bateria. Além disso, deve manter o nível de som de chamada o mais reduzido possível de forma a ser capaz de ouvi-lo quando necessário.

5. Reduza o brilho e desligue a luz de fundo. A tela dos celulares é um dos maiores consumidores de energia da bateria. Mantenha a luminosidade o mais baixo possível. Alguns smartphones têm modos automáticos que mudam a intensidade de brilho em relação às condições de iluminação. Configure o seu celular para desligar a luz de fundo após 1 a 2 segundos, após ficar sem atividade.

6. Desligue o Bluetooth. Deixar o Bluetooth ativo equivale a uma rápida perda de bateria e só deve ser usado quando necessário. Use auriculares com cabo em vez de equipamentos com função de Bluetooth, assim, como transferir arquivos para o PC diretamente por cabo USB.

7. Evite usar animações. Isso inclui papéis de parede dinâmicos (wallpapers) e animações entre abrir e fechar aplicativos. As animações são um grande desperdício de bateria para uma pequena quantidade de prazer estético.

8. Use um fundo preto. As novas telas AMOLED utilizam muito menos energia para exibir preto em relação ao branco. Tente optar por papéis de parede com muito preto/escuro.

9. Use GSM em vez de sinal 3G. Usar apenas sinal GSM significa que vai gastar muito menos bateria. Normalmente as caraterísticas dos celulares têm tempos de baterias diferentes para os modos GSM ou 3G, verifique antes de adquirir o seu novo smartphone.

10. Compre um carregador de bateria portátil. Existem muitos carregadores USB portáteis no mercado, como por exemplo os carregadores.

Compartilhar