11 usos surpreendentes da casca da laranja

A laranja é muito conhecida por ser um fruto muito saboroso e rico em vitamina C. Contém também uma quantidade significativa de minerais e ajuda a combater doenças como hipertensão arterial, endurecimento das artérias, prisão de ventre, doenças do coração e úlcera estomacal.

É comum que a casca da laranja seja descartada após o consumo, mas existe uma série de maneiras criativas de reaproveitar as cascas que são ricas em óleo essencial e ácido cítrico. Seja na alimentação, limpeza ou decoração da casa.

1. Polir Móveis
O lado branco da casca pode ser usado para polir móveis de madeira maciça.

2. Esponja
Cascas de laranja podem virar uma esponja natural. Funciona tão bem como uma esponja comum e ainda deixa que cheiro agradável e levemente cítrico. Nesse caso, a casca não deve estar seca.

3. Limpador Multiuso
Misture em um recipiente, algumas cascas de laranja com uma quantidade de vinagre branco suficiente para cobri-las. Deixe a mistura descansar na geladeira por quatro semanas e agite-a pelo menos duas vezes por semana. Transfira o conteúdo para um frasco de spray e use para limpar superfícies, pisos e janelas.

4. Azeite saboroso
Casca de laranja batidas com 1 xícara (chá) de azeite produzirão um tempero cheiroso e saboroso. Bata os ingredientes no processador, reserve a mistura por uma hora e coe.

5. Repelir insetos
As formigas, moscas e mosquitos não gostam de uma substância encontrada em laranjas e outras frutas cítricas. Para evitar os insetos pode-se colocar um pouco de casca de laranja em áreas onde as pragas são mais comuns, como por exemplo, no jardim.

6. Acender churrasqueira
Substitua o tradicional jornal utilizado para acender a churrasqueira por cascas de laranja secas. Os óleos presentes nas cascas contém uma substância inflamável que fará com que o acendimento seja rápido.

7. Cheiro Agradável
Para deixar sua casa cheirosa, seque as cascas de laranja, triture-as em um processador de alimentos, e coloque-as em saquinhos, espalhando-os pela casa, gavetas e armários. As cascas de laranja também evitarão a formação de mofo.

8. Eliminar o chulé
Estes mesmos saquinhos preparados com a casca da laranja podem ser colocados dentro de seus calçados que estão com cheiro desagradável. A casca irá naturalmente absorver os odores.

9. Micro-ondas limpo
Aqueça no micro-ondas por cinco minutos, na potência alta, a casca de quatro laranjas numa tigela com água. O vapor da água e o ácido cítrico fazem com que a sujeira seca se solte e sejam dissolvidas, facilitando a limpeza do forno.

10. Esponja para o corpo
Basta envolver algumas cascas de laranja em uma gaze e utilizar como uma esponja para o corpo durante o banho. A casca é naturalmente firme e tem o poder de iluminar até mesmo o tom de sua pele.

11. Faça uma vela
Aqui está um projeto de artesanato diversão nas férias: fazer uma vela de casca de laranja! Tudo que você precisa é de uma laranja, um pouco de óleo de cozinha e uma faca afiada.

Compartilhar