14 maneiras surpreendentes de usar papel alumínio que muitos não conhecem

O papel alumínio é um material muito versátil, com várias aplicações no dia a dia. Pode ser usado da lavandaria à cozinha, da beleza à culinária e ainda dá uma ajuda quando se trata de mudanças e pinturas.

Em muitas casas, o papel de alumínio é muito útil para colocar no ponto os alimentos cozidos mas também pode evitar que se desperdice dinheiro com sabonetes que derretem rapidamente ou esfregões de cozinha que enferrujam logo após a primeira utilização.

Conheça 14 usos para o papel de alumínio que, provavelmente, nunca experimentou mas que vão simplificar a sua vida e salvar o seu orçamento doméstico.

Passar roupa: se quer poupar tempo passando roupa tome nota: para passar os dois lados da peça ao mesmo tempo, envolva a tábua de passar com papel alumínio com o lado brilhante para cima e cubra-a com um pano fino. Desta forma, o lado oposto da peça de roupa será alisado pelo calor refletido pelo papel.

Engomar tecidos delicados: para engomar tecidos delicados e que enrugam com facilidade, tais como a seda, a lã ou a viscose, coloque uma folha de papel alumínio em cima da peça de roupa e passe como você passa habitualmente. Quando terminar, vai perceber que o tecido está liso, mas sem danos.

Limpar ferro de passar: se quiser deixar a superfície do seu ferro como novo, coloque uma folha de papel de alumínio sobre a tábua de passar, adicione sal e desloque o ferro como se estivesse passando roupa normalmente. Toda a sujeira que tiver aderido ao ferro será eliminada.

Dar brilho em objetos de metal: para limpar ou polir peças de prata ou de metal, forre uma recipiente, adequado ao tamanho da peça, com papel alumínio. Encha com água fria, coloque duas colheres de chá com sal, os objetos submersos nesta água e deixe de molho. Depois de cinco minutos, retire e lave normalmente.

Afiar objetos: O papel alumínio é um ótimo afiador de tesouras e facas. Dobre em várias partes uma folha de papel de alumínio e corte-a várias vezes – vai sentir a diferença.

Forno sempre limpo: antes de assar alimentos no forno, forre o fundo do fogão com papel alumínio. Depois de assar retire o papel sujo com a gordura ou restos de comida que possam ter caído. Não deixe sempre a mesma folha, para não estragar o seu forno. Este é um truque de limpeza que o fará poupar muito tempo.

Limpar panelas: o papel de alumínio é o substituto perfeito para a palha de aço; basta amassar bem uma folha e esfregar nas partes mais sujas com a ajuda de detergente líquido. É, também, uma boa opção para limpar as grelhas do forno. Caso queira aumentar a durabilidade da sua palha de aço envolva-a em papel de alumínio – evita que ganhe ferrugem.

Eliminar cheiros na geladeira: quando guardar alimentos na geladeira tenha o cuidado de os embalar com película aderente e, em seguida, com papel alumínio. Desta forma preservará a umidade natural dos alimentos, evita que se estraguem e que liberem cheiros desagradáveis.

Congelar alimentos: no ato de embalar, mantenha o lado brilhante para fora, porque o papel alumínio refletirá melhor o calor quando se abre a geladeira e mantém mais tempo o alimento congelado. Já para cozinhar, se mantiver o lado brilhante para dentro, faz com que os alimentos cozinhem mais rápido.

Decoração de bolos: adora preparar bolos com decorações elaboradas? Os sacos de confeiteiro podem ser substituídos por folhas de papel alumínio enroladas em forma de cone com a parte inferior aberta e a superior presa. Depois, basta pressionar para criar os desenhos e texturas desejados no seu bolo.

Na hora de cozinhar: para um grelhado perfeito embrulhe o peixe ou a carne em papel alumínio e grelhe sobre as brasas. Se quiser que as massas de tortas fiquem crocantes retire a torta do forno um pouco depois do meio do processo de cozinhar e cubra com papel alumínio. Assim também impede que queimem.

Mudar móveis de lugar: se quiser mudar os móveis de lugar em casa sem que o chão fique riscado, coloque alguns pedaços de papel de alumínio por baixo, dos pés do sofá, da cama, da mesa ou do armário. Com este truque, não só protege o chão de qualquer dano como ajuda deslizando o móvel quase sem esforço.

Obras em casa: como é que o papel alumínio pode ajudar quando tem obras em casa? Muito simples: para proteger maçanetas e dobradiças de pingos de tinta ou pedaços de argamassa, cubra estas peças com papel alumínio para evitar que as peças percam o seu brilho original.

Estender a duração do sabonete: tome nota desta dica infalível: envolva os sabonetes em papel alumínio. Ele afasta a umidade que promove o desgaste e conserva o sabonete por muito mais tempo.

Gostou destas dicas? Compartilhe e comente!

Compartilhar