16 objetos que muitas pessoas não limpam, mas que deveriam

Para alguns, deixar a casa em ordem é uma verdadeira proeza, enquanto para outros é impossível deixar cair uma partícula de poeira que seja na mesa de trabalho. Mas chegou o momento de reconsiderar a forma de abordar este problema comum.

Preparamos para você uma lista de itens que devem ser limpos, além de janelas empoeiradas, e com uma certa frequência. Mas não se preocupe, preparamos um manual de instruções, para que tudo em sua casa fique brilhando!

Interruptores e maçanetas: são as primeiras coisas que você toca ao entrar na em casa e as últimas, quando vai embora. Os interruptores e as maçanetas são os lugares onde mais mexemos em nossa casa e, portanto, abrigam uma grande quantidade de bactérias.

Para limpar a superfície, use uma toalha de papel ou um pano de microfibra com qualquer produto de limpeza universal e esfregue bem a área contaminada.

Persianas: as cortinas são um verdadeiro lugar de armazenamento de poeira. A maneira mais rápida e fácil de limpá-las é remover a sujeira e a gordura com uma solução à base de vinagre. Para tornar ainda mais fácil o trabalho, basta colocar uma meia velha na mão e usá-la como uma luva.

Lixeira: o mau cheiro persiste na lixeira, mesmo depois de vazia? Isso não surpreende, porque sempre ficam restos de alimentos e bactérias.

Para se livrar do mau cheiro, siga estes passos: remova da lixeira todos os resíduos; lave com água quente e seque com pano; use um desinfetante sobre toda a superfície e esfregue bem com uma escova; deixe agir durante 5 a 10 minutos. Em seguida, lave novamente a lixeira e seque com papel toalha.

A máquina de lavar louça e de roupa: pode parecer ilógico, mas as máquinas de lavar também precisam ser limpas. Tanto os restos de alimentos como as fibras de roupa permanecem em seu interior, junto com a espuma do sabão.

Primeiro, você tem de esfregar as superfícies exteriores utilizando uma solução de vinagre. Em seguida, misture o vinagre branco com bicarbonato de sódio, numa proporção 4/1. Despeje a solução no interior da máquina ligue na temperatura mais alta possível.

Porta escova de dentes do banheiro: você nunca escovaria seus dentes com uma escova suja, mas você o faria se a deixasse em um suporte sujo. Tudo o que você precisa é a enxaguar o suporte com água quente, removendo assim a sujeira acumulada. Em seguida, limpe com uma esponja e sabão ou uma solução de bicarbonato de sódio.

Cortina da banheira: é claro que pode parecer mais simples comprar uma cortina nova do que tentar salvar a antiga, mas esta pode e deve ser lavada.

A forma mais simples recomendada, se a cortina for grossa, é lavá-la com as toalhas de cozinha na máquina de lavar.

Se você não tem certeza de que sua cortina suporta a lavagem, primeiro limpe-a com uma esponja e um desinfetante, para depois enxaguá-la com água com uma solução de bicarbonato de sódio.

Controle remotos e telefones: nesta lista, temos de incluir os teclados e os mouses de computador, porque são as coisas que mais ficam em contato, durante todo o dia. Esses objetos são um verdadeiro depósito de poeira, sujeira e bactérias, que, muitas vezes são mais abundantes do que os que estão sob o assento do sanitário.

Limpe esses objetos com produtos não abrasivos.

Redes de proteção: ao lavar as janelas, muitas vezes você se esquece da enorme quantidade de poeira e sujeira que se acumulam nas redes.

E são muito fáceis de limpar: basta retirá-las e lavá-las com uma solução de água e sabão, utilizando um pano macio ou apenas passar um aspirador sobre elas. Em casos graves, pulverize um pouco de detergente na tela e use uma escova de dentes velha.

Moldura de fotos e quadros: a limpeza do vidro e da moldura não requer esforços especiais, basta apenas um detergente e um pano macio. Preste atenção! Se a moldura dos quadros tiver detalhes de relevo, pode precisar de mais atenção. Por exemplo, use um espanador, uma escova ou cotonetes.

Carteiras e bolsas: as bolsas e as carteiras sujam facilmente, tanto dentro como fora.

Se estiverem muito sujas, aplique um produto de limpeza à base de álcool com algodão ou um pano de microfibra. Você tem que esfregar toda a superfície da bolsa com ele. Preste atenção especial às pequenas partes e às peças metálicas.

Se a mancha tiver sido resultado de uma caneta ou um marcador, use uma solução 1/1 de vinagre e álcool. Se forem manchas de óleo, use bicarbonato de sódio ou amido de milho.

Se for uma bolsa ou uma mochila de pano, basta colocá-las na máquina de lavar.

Acessórios de limpeza: sim, os objetos usados para a limpeza também precisam ser limpos, porque também contribuem para a propagação de bactérias por toda a casa. Lave e troque regularmente suas esponjas, as toalhas de limpeza e escovas.

Compartilhar