Romã, um fruto muito saudável

Punica granatum ou romãzeira, é nativa da Ásia e da bacia do Mediterrâneo.Floresce no verão e as suas flores são de uma cor escarlate brilhante, mas também podem ser brancas, rosa ou, até mesmo, amarelas.  O seu fruto é conhecido como romã, com uma polpa vermelha suculenta e comestível que tem uma longa lista de benefícios.

É um antioxidante potente, pois contém flavonóides, ácido málico e ácido oxálico. Os níveis elevados de polifenóis ajudam a proteger as células contra danos causados ​​pelo envelhecimento. Graças a este antioxidante, ajuda a reduzir o colesterol. Tem também propriedades anti-sépticas e anti-inflamatórias, melhorando a saúde oral e da pele. É rica em potássio, magnésio, fósforo e ferro; também contém vitamina B1, B2, B5 (ácido pantotênico), vitamina E, niacina, ácido fólico e é rica em vitamina C. Cem mililitros de sumo de romã fornece 16% das suas necessidades diárias.

Reduz o risco cardiovascular, pois ajuda a manter as artérias livres de depósitos de gordura. Tem efeitos favoráveis para aliviar a asma, a febre e os efeitos de doenças cardiovasculares. Evita a retenção de líquidos, ajuda a combater a hipertensão, a anemia por deficiência de ferro, a aterosclerose, o excesso de ácido úrico e parasitas intestinais.

O sumo de romã aumenta os níveis de testosterona e, também, pode ter resultados positivos na qualidade do esperma.  É um alimento muito versátil. Pode incluí-lo na sua dieta de diversas maneiras. Pode preparar pratos incríveis e originais: saladas, batidos, sumos, misturadas no iogurte, em molhos para acompanhar carnes e em sobremesas diversas.

Além disso, não engorda. Fornece apenas 65 calorias por cada cem gramas. É de fácil digestão e  ajuda a combater a prisão de ventre e é um bom diurético. O sumo da romã ajuda a redistribuir a gordura ao redor do corpo, eliminando a acumulação na zona do abdômen.

Receita de romã para combater inflamação da garganta 
Faça o chá como indicado acima e, quando estiver morno, adicione uma colher de (chá) de sal e outra de vinagre e gargareje três vezes ao dia.
Repita o processo até a cura total.
Atenção! Hipertensos devem fazer sem sal.

 

Receita de romã para combater anemia

Basta consumir a fruta ou o suco diariamente.
Para fazer o suco, primeiro você abre e descasca a romã.
Depois mergulhe a fruta em uma tigela grande com água.
O próximo passo é retirar as sementes debaixo de uma torneira com água corrente.
Elas ficarão no fundo, enquanto a membrana amarela ou branca flutuará.
Descarte a casca e as membranas que sobrarem depois lavagem.
As sementes devem ser separadas com o uso de uma peneira e, em seguida, bata em um liquidificador com um pouco de água.
O liquidificador deve permanecer ligado até que as sementes fiquem totalmente trituradas.
Coe as sementes que foram trituradas com uma peneira sobre uma jarra.
Depois que coar tudo, pressione com uma colher para extrair o máximo de suco possível das sementes.
Adoce a gosto, mas evite açúcar branco: use mascavo, açúcar de coco, mel, estévia ou até mesmo nenhum adoçante.
Tome o suco imediatamente.

 

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