2 truques para conservar o aroma do café

Para ser um bom consumidor de café é necessário ter uma matéria-prima de qualidade, mas um café excelente também depende de uma boa preparação e conservação. A má conservação altera as características do bom café: aroma, sabor e corpo.

O café é um fruto, e como qualquer fruto com o passar do tempo, começa a perder todas as suas propriedades que possui desde o momento que ele é retirado do pé até ser consumido, portanto, temos de saber a chave para preservar o café da forma mais adequada sem perder suas propriedades.

Conservar o café na geladeira: o calor é um dos piores inimigos que o café pode ter, uma vez que a temperatura está diretamente relacionada à oxidação e perda de aroma e sabor.

O café geralmente é armazenado na cozinha, onde existem muitas fontes de calor, tais como: fornos, torradeiras, micro-ondas, máquina de lavar louça etc. Portanto, o melhor lugar para poder mantê-lo é o refrigerador, num recipiente bem fechado para que a umidade não possa afetá-lo.

A temperatura do café nunca pode exceder 20°.

Mantenha o pacote fechado: quando compramos o café, geralmente, eles são embalados em embalagens de 250 gramas, 500 gramas ou 1 kg. É aconselhável manter o pacote fechado até ser consumido. Por outro lado, é aconselhável usar pequenos pacotes onde vamos consumi-los mais rápido.

Uma maneira de preservar o café em uma embalagem de 1 kg é dividi-lo em 4 recipientes de 250 gramas, com clipes específicos para fechar pacotes de alimentos, em um recipiente hermeticamente fechado. De modo que não ocorra nenhuma perda de aroma pela oxidação do café.

Esses recipientes podem ser encontrados facilmente em qualquer lugar, não são caros e também são elementos decorativos. Sempre armazene em um local onde haja temperatura adequada, longe do calor.

Conclusão: Se você tiver café na embalagem, mantenha-o afastado do calor, sempre mantenha-o hermeticamente fechado a vácuo e na geladeira.

 

Compartilhar