4 benefícios medicinais do manjericão

O manjericão é muito apreciado como erva aromática, o manjericão é uma boa fonte de betacaroteno, um dos melhores aliados do seu bronzeado. Esta é uma planta diurética que estimula o fígado e ajuda a combater insônias e dores menstruais.

O seu aroma e sabor provêm do óleo essencial anetol que também é um dos constituintes principais do anis. O componente estragol, também existente no estragão, o eucaliptol e o eugenol também fazem parte do cravinho e o linalol que também existe na alfazema. Explica-se assim o intenso aroma do manjericão. É uma boa fonte de betacaroteno, que é a vitamina A existente nos vegetais e frutos amarelos. Tem ainda cálcio e vitamina C.

De uma maneira geral, o manjericão é um tônico do organismo, é diurético, alivia as inflamações dos brônquios, gases intestinais, vertigens, insônias de origem nervosa, espasmos gástricos entre outras situações.

Em forma de chá, o manjericão alivia dores de cabeça de origem nervosa,  regulariza o ciclo menstrual e é um estimulante natural da produção de leite materno.

O seu efeito fitoterápico atua quando diluído em óleo de amêndoas doces ou azeite, através de massagens para aliviar, por exemplo, dores reumáticas e inflamações das articulações.

Chá de manjericão para a indigestão

Ingredientes
12 folhas de manjericão
Água

Junte as folhas de manjericão a uma caneca grande de água fervente, e deixe repousar durante 10 minutos. Coe a preparação e está pronto para consumir.
Este chá é um bom aliado em casos de ressaca. Se adicionar ao chá um pouco de leite conseguirá aliviar casos de tonturas.

Usos diversos:

 Queimaduras
Coloque folhas de manjericão fresco sobre a zona da pele que está queimada. Deixe ficar durante 15 minutos e repita a operação várias vezes ao dia.

Azia e dor de cabeça
Mastigue várias folhas de manjericão fresco.

Dormir bem
Misture mel, gengibre ralado e folhas de manjericão trituradas. Tome uma colher de sobremesa que está preparado, uma hora antes de ir para a cama.

Remédio contra o acne

Ingredientes:
Folhas de manjericão fresco.
Folhas de hortelã fresca;
Sumo de limão;
Centrifugue todos os ingredientes e aplique a pasta obtida sobre a pele acneica. Aguarde 20 minutos e enxague bem com água morna.

 

Compartilhar