6 dicas imperdíveis para cuidar da avenca

A avenca é uma planta muito delicada, com folhagem pequena e fina, distribuída por longos ramos, como outros tipos de samambaias.

Sendo uma planta nativa do Brasil, adapta-se bem aos diferentes climas do país, mas ainda assim, necessita de alguns cuidados para crescer saudável.

O seu nome científico é Adiantum raddianum, e tem tendência para chegar aos 40 centímetros de altura, embora algumas variedades ultrapassem os 70.

As folhas têm uma tonalidade verde muito clarinha quando a planta é jovem, e vão escurecendo ao longo do tempo.

A avenca é comumente utilizada na medicina popular, sob a forma de chá ou xarope, no tratamento do couro cabeludo, desintoxicação de álcool e problemas como tosse e gripe.

Muitas pessoas também acreditam que a avenca protege a casa contra o mau-olhado, e que quando as folhas murcham é porque há pessoas invejosas por perto.

Em seguida, deixamos algumas dicas para cuidar devidamente da avenca:

LUZ
Sendo uma planta que cresce de forma natural em florestas, protegida por plantas maiores, não está acostumada a receber sol direto. Por isso, deve mantê-la a meia sombra, de forma a ainda receber bastante luminosidade, mas não apanhar sol diretamente.

REGA
Como as florestas tropicais são o seu habitat natural, a avenca deve ter o solo sempre umedecido. Então, é necessário regá-la frequentemente, verificando sempre que a parte superficial da terra está seca. Regue apenas o suficiente para começar a sair água pelo fundo do vaso. Nos dias mais quentes, pode ainda colocar água num borrifador e ir molhando as folhas, a uma distância de cerca de 15 centímetros para não danificar as folhas.

SOLO
Na época de plantar ou replantar a avenca, deve optar por terra vegetal misturada com húmus de minhoca ou esterco curtido, pois convém que o solo seja rico em matéria orgânica. Acrescente ainda um pouco de areia de construção ou fibra de coco para deixar a mistura mais porosa e leve e facilitar o processo de enraizamento.

ADUBAÇÃO
Mantenha a avenca bem nutrida, dando-lhe um adubo mais rico em nitrogênio a cada 2 ou 3 meses.

PODA
Se reparar que as folhas da avenca estão mais secas, faça uma poda de limpeza e remova essas folhas desde a base, para fortalecer a planta.

REPRODUÇÃO
Sendo uma samambaia, a avenca não dá flores – a sua forma de reprodução natural é através dos esporos, pequenas bolinhas acastanhadas que se encontram no verso das folhas. Este processo natural é muito lento, por isso se quiser novas mudas, deve fazer a divisão de touceiras (remova a planta inteira do solo e separe em pequenas mudas, desde a raiz, cortando com uma faca, e replante cada uma).

Fonte: Partilha

Compartilhar