8 ideias criativas para os alimentos ficarem frescos durante mais tempo

Estas 8 dicas simples mostram como manter os alimentos frescos durante mais tempo. Além de acabarem com muitos problemas, também você vai economizar dinheiro. A quantidade de lixo que é feito na cozinha é sempre problemática. Mas com estes conselhos, isso não vai voltar a acontecer com tanta frequência. Vejamos!

1. Conservar cebolas:
O que usar: meia de nylon.
Como fazer: embrulhe as cebolas numa meia. Dê um nó entre cada cabeça para colocar mais de uma por meia. Com esta dica, as cebolas permanecerão frescas por até 6 meses.

2. Evitar insetos na farinha e nos grãos:
O que usar: folhas de louro.
Como fazer: para proteger a farinha e os grãos, coloque algumas folhas de louro dentro dos seus recipientes. Os insetos não gostam do cheiro.

3. Reaproveitar polpa (extrato) de tomate:
O que usar: papel-manteiga (ou pergaminho); Saco plástico de congelar alimentos.
Como fazer: distribua colheradas de polpa de tomate sobre o papel-manteiga. Corte o papel em quadrados e embrulhe a polpa de tomate. Em seguida, coloque-os no saco plástico e deixe no congelador. A polpa de tomate ficará conservada por cerca de 5 meses.

4. Conservar mussarela:
O que usar: água; sal; pote de plástico.
Como fazer: se a sua mussarela tiver manchas de bolor/mofo, não precisa jogá-la completamente fora. Corte o pedaço com bolor e coloque o restante do queijo em salmoura. Basta derramar água e sal num pote de plástico e colocar a mussarela dentro. Desta forma o queijo vai ficar conservado por muito mais tempo.

5. Aproveitar ervas murchas:
O que usar: papel-manteiga (pergaminho); assadeira; forno.
Como fazer: mesmo ervas murchas podem ser usadas. Basta espalhá-las numa assadeira coberta com papel-manteiga e levar ao forno a cerca de 50 °C. Em seguida, mantenha as ervas secas num recipiente fechado e use-as quando for cozinhar.

6. Conservar gengibre:
O que usar: pote de vidro com tampa; água.
Como fazer: corte o gengibre em pedaços pequenos e coloque-o num pote de vidro. Despeje água dentro e tape. Desta forma, o gengibre permanece fresco e crocante por muito mais tempo.

7. Evitar brotos na batata:
O que usar: maçãs; pano de prato.
Como fazer: este é realmente o truque mais fácil! Para impedir que as batatas germinem muito rapidamente, basta adicionar uma ou duas maçãs. Cubra tudo com um pano. As maçãs liberam etileno, o que ajuda a manter as batatas mais frescas por mais tempo.

8. Conservar alho:
O que usar: saco de papel; garfo.
Como fazer: faça vários furos num saco de papel com um garfo. Em seguida, coloque o alho dentro e verá como ele se conservará por vários meses.

O armazenamento adequado e a compra consciente podem ajudar a evitar muito desse desperdício. Então, comece agora e siga as nossas dicas! Ao armazenar os alimentos de forma correta, garante menos resíduos no futuro e menos gastos.

Para saber mais, veja o vídeo clicando aqui.

Fonte: 1001ideias

Compartilhar