Aprenda a maneira correta de lavar os vegetais

Está usando vinagre para lavar as hortaliças, frutas e legumes? Então está na hora de parar. Conheça a maneira mais correta para desinfetar frutas e legumes.

Afinal por que é que as hortaliças, frutas e legumes têm de ser desinfetados? Sim, leu bem, desinfetados. É que, esta é a única forma de eliminar os microrganismos e parasitas, quando estes alimentos não vão passar por nenhum processo térmico, ou seja, não vão ser cozidos. O consumo de  hortaliças, frutas e legumes crus exige cuidados redobrados. Portanto, devemos fazer uma lavagem cuidadosa das frutas, legumes e hortaliças para evitar a ingestão indesejada de bactérias patogênicas. Como, por exemplo, a E. coli, causadora de infeções alimentares.

Passar só uma vez por água os vegetais, não vai eliminar os resquícios de pesticidas, microrganismos e parasitas. Mas lavar com vinagre também não é a solução mais indicada, pois, apenas facilita a eliminação de pequenos insetos. E é importante frisar que apenas beneficiamos do valor nutricional destes alimentos se estes estiverem corretamente lavados.

 

Como lavar os vegetais água sanitária (sem perfumes)?

  • Retire as partes deterioradas, com pragas ou sujeiras;
  • Lave folha a folha, legume por legume, cacho por cacho em água corrente potável;
  • Adicione uma colher de sopa de água sanitária para cada litro de água;
  • Submerja as folhas, os legumes e as frutas na solução e deixe-os mergulhados por 15 minutos;
  • Enxágue bem, com água potável, todas as folhas, legumes e frutas;
  • Retire o excesso de água, usando um escorredor de salada.

Compartilhar