Cientistas confirmam que os cães detectam a tristeza e tetam solucioná-la

Talvez você não precise ouvir um argumento científico para ter certeza disso. Aqueles que têm cães em casa como animais de estimação sabem do amor incondicional que eles dão. Você sabe que eles sempre querem estar com você, acompanhá-lo, para devolver o amor que você lhes dá, para brincar com você. E se eles percebem que você não está se sentindo bem, eles ficam ao seu lado, eles colocam a cabeça entre os braços ou as pernas e eles olham para você, de uma forma que derrete o seu coração.

Agora, uma equipe de cientistas e pesquisadores da Universidade Johns Hopkins nos Estados Unidos conseguiram confirmar através de vários estudos que os cães são capazes de perceber as emoções dos seres humanos que cuidam deles. E uma vez que eles detectam sentimentos negativos como tristeza ou desespero, eles fazem o possível para ajudá-lo a se sentir melhor.

Woman Wearing Gray Jacket Beside White Puppy

A equipe também mostrou que, se o cão não conseguir fazer seu dono se sentir melhor, ele tende a ficar estressado e sofrer a mesma dor que seu doo sente. Eles sentem um nível de empatia incrível e praticamente choram e experimentam a dor que as pessoas sentem.

Na pesquisa, publicada pela revista “Learning & Behavior”, os cientistas descreveram detalhadamente que quando o vínculo entre um cão e um ser humano é forte, ou seja, eles disseram que há um crescimento mútuo, o cão tenta superar qualquer circunstância que faz uma pessoa chorar ou mostrar a necessidade de ajuda.

Emily Sanford, autora principal da pesquisa e estudante de pós-graduação em ciências psicológicas e cerebrais, explicou: “Descobrimos que os cães não só sentem o que seus proprietários sentem, se um cão sabe conhece maneiras de ajudá-los, atravessam barreiras para fazê-lo”. Em estudos anteriores, descobriu-se que os cães são altamente receptivos ao choro humano, mas este estudo corroborou que os cães percebem sofrimento emocional, agem imediatamente para ajudá-lo.Girl and Dog Sleeping on Gray Pavement

Este trabalho especial foi realizado com 34 cães com seus respectivos donos humanos e melhores amigos. Todas as raças e tamanhos diferentes. Você vai pensar que é uma quantidade muito baixa de cães, mas ao contrário das pessoas, o comportamento dos cães tende a ser unilateral; Suas maiores influências em suas reações são alimentos, bom tratamento e educação. Assim, a amostra é consideravelmente precisa.

No experimento os animais estavam detrás de uma porta transparente de onde podiam ver e escutar seus queridos humanos. Dessa forma, as pessoas cantavam uma canção ou emitiam sons de soluços e lágrimas.

Os investigadores viram como os cães reagiam. Alguns foram capazes de abrir a porta para encontrar seus donos; Eles também mediram os níveis de estresse que apresentaram através de diferentes variáveis fisiológicas.

Os cães que conseguiram abrir a porta para alcançar seus donos, eles fizeram isso três vezes mais rápido se eles ouvissem chorar em comparação com quando eles cantaram. E os cães que não conseguiram abrir a porta ou não se moveram, mostraram níveis muito mais elevados de estresse em comparação com aqueles que conseguiram sair. A frustração de não ser capaz de ajudá-los provocou estresse e ansiedade.

Você tem um cachorro em casa? Já aconteceu de você estar triste e ele vem consolá-lo de alguma maneira?

Compartilhar