Como limpar os eletrodomésticos de forma eficaz e garantir a sua durabilidade

Eletrodomésticos devem ser limpos sempre que forem usados. Por exemplo, a batedeira, o liquidificador, o espremedor de frutas sempre que são lavados após o uso. Mas, embora esse procedimento seja praticado, é aconselhável ao menos uma vez por mês, fazer uma faxina, com uma escovinha e até palito de dentes, para alcançar aqueles minúsculos locais onde podem ficar resíduos de alimentos.

Sempre devem estar desligados da tomada. Nas partes do motor, apenas panos úmidos. Nunca use diretamente água.

Batedeira: lave todas as peças com água morna e detergente. Especialmente porque nela batemos creme de leite, ovos, claras e misturas que devem ser retiradas, com uma boa lavagem, para que não fiquem com cheiro ou gordura. Seque bem. Limpe o exterior com um pano úmido com detergente, depois passe um pano umedecido e limpo e seque normalmente. Atente para as ranhuras e botões, que acumulam sujeira. Use uma escovinha ou palito para alcançar esses cantos e deixá-los limpos.

Cafeteira Elétrica: sua cafeteira elétrica precisa ser limpa mensalmente. Com o uso diário, depósitos de água escura, vão se acumulando e tornando várias partes escurecidas, devido aos óleos do café e outros resíduos. A ação de lavagem do recipiente de vidro não resolve esse problema. E existem também os componentes internos, que devem ser limpos. Uma vez por mês, faça uma mistura de uma parte de vinagre para duas partes de água. Pode também experimentar uma parte de bicarbonato de sódio e quatro partes de água morna. Coloque um filtro de papel como de costume. Ponha a mistura de vinagre ou bicarbonato no recipiente para água. Ligue sua cafeteira e deixe-a fazer o processo, como se estivesse fazendo café, até a mistura ser toda passada para o filtro de papel. Jogue o filtro de papel e a água fora. Deixe sua cafeteira esfriar por 15 minutos, desligada. Enxágue todas as partes que passaram por esse processo. Repita a mesma coisa, com água limpa. Pronto. Sua cafeteira está pronta para um novo café. Você vai sentir a diferença.

Para limpar só o pote de vidro, faça como algumas cafeterias, que usam um método muito prático e eficiente. Coloque dentro da jarra de vidro, 2 xícaras de gelo, ¼ de xícara de sal de cozinha ou grosso e ¼ de suco de limão e espalhe dentro dela. Ela deve estar fria, senão pode quebrar, com o choque térmico. Ficará bem limpinha.

Outra dica. Nunca use a jarra, da cafeteira, para colocar água no recipiente plástico, quando for fazer café. A jarra geralmente guarda óleos dos últimos cafés e serão transferidos para o recipiente. Procure usar uma jarra só para adicionar água limpa. O café é muito delicado. Certos cuidados garantem a preservação de todos os seus componentes, garantindo um café muito mais saboroso. Não utilize sabão ou detergente. Deixam resíduos. Na parte externa, limpe com pano úmido.

Espremedor de laranja/limão: o espremedor, à medida que vai sendo usado, adquiri uma cor amarelada, característica dos ácidos produzidos pela laranja e limão. Uma forma de manter sempre clarinhas, todas as s partes do seu espremedor é, pelo menos a cada 15 dias, colocar as partes que ficam em contato com a fruta e o suco numa solução de água e bicarbonato. Sempre na proporção de uma de bicarbonato para 4 de água. Deixe por algumas horas e assim que notar a mudança retire e enxágue. Seque muito bem e guarde. Limpe o exterior com um pano úmido com detergente, depois passe um pano umedecido e limpo e seque normalmente. Atente para as ranhuras e botões, que acumulam sujeira. Use uma escovinha ou palito para alcançar esses cantos e deixá-los limpos.

Liquidificador: coloque água morna até metade do copo do liquidificador. Adicione metade de um limão. Tampe e ligue, deixando bater por alguns segundos. A casca do limão ajuda a eliminar qualquer partícula residual e o suco retira odores. Limpe o exterior com um pano úmido, com detergente, depois passe um pano umedecido e limpo e seque normalmente. Atente para as ranhuras e botões, que acumulam sujeira. Use uma escovinha ou palito para alcançar esses cantos e deixá-los limpos.

Torradeira: vire-a e bata no fundo para que solte as migalhas acumuladas, em seu interior. Depois, jogue sal grosso dentro dos vãos. Vede a entrada, com papel absorvente, e chacoalhe bastante. O sal adere às migalhas e a qualquer resíduo, deixando sua torradeira limpinha novamente. Só coloque fatias de pão sem adição de nenhuma cobertura, como manteiga e outros. Limpe o exterior com um pano úmido com detergente, depois passe um pano umedecido e limpo e seque normalmente.

Dica: procure cobrir a entrada da torradeira, enquanto não estiver em uso, com um filme plástico. Isso evita que algum bichinho entre, mantendo seu aparelho sempre protegido.

Centrífuga: a maioria dos eletrodomésticos contém partes plásticas, acrílicas e de inox. As partes plásticas e acrílicas vão adquirindo um tom amarelado, como informado no espremedor de sucos. O processo para mantê-las claras e limpas é o mesmo. Usar bicarbonato de sódio e água, na proporção de 1 para 4 e deixar de molho, por algumas horas. Nas partes de inox, que são várias numa centrífuga, o melhor é lavar com água e detergente, pois geralmente elas fatiam frios e ralam queijos, que soltam gordura. Após a lavagem, coloque-as num recipiente, com água e limão, que elimina os resíduos e recupera o brilho. Pode usar a seguinte proporção: para cada xícara de água, ¼ de suco de limão. Secar muito bem e guardar.

Os eletrodomésticos são essenciais em uma cozinha e auxiliam muito o trabalho, além de tornar qualquer receita mais fácil e bonita. Sua conservação confere higiene e durabilidade, aumentando a economia na sua casa.

Compartilhar