Crianças que ajudam nos afazeres domésticos serão adultos de sucesso; é o que diz pesquisa

Várias pesquisas têm comprovado o quanto é importante envolver as crianças nas tarefas domésticas desde cedo, até mesmo para o sucesso das mesmas futuramente.

De acordo com uma investigação liderada por Marty Rossmann, um professor da Universidade de Minnesota, as crianças que participam nos afazeres de casa ganham experiência, autoestima e senso de responsabilidade, o que as ajuda a lidar com a frustração. Naturalmente, essas qualidades vão contribuir para um maior sucesso em vários aspectos da sua vida, como na escola.

Para estimular o desenvolvimento de valores e habilidades nos pequenos, devemos confiar-lhes algumas tarefas domésticas desde cedo. Segundo Julie Lythcott-Haims, professora da Universidade de Stanford, as crianças que ajudam em casa mostram maior independência, capacidade de organização, resolução de problemas e trabalho em grupo, humildade e empatia.

Ao desempenhar certas tarefas domésticas, as crianças aprendem valores como o esforço e melhoram a paciência e tolerância. Contudo, nem sempre é fácil conseguir que participem ativamente nos afazeres de casa, e o segredo está na forma de persuadi-los.

De tornar as tarefas chatas em desafios divertidos para os seus filhos, adaptando-as de acordo com a sua idade, conseguirá que demonstrem maior interesse em ajudar.

Também é importante procurar envolvê-las o mais cedo possível, para que cresçam com esse sentido de dever e que isso seja natural nelas. Na verdade, muitas crianças gostam de sentir que estão ajudado os pais e que já são “grandes”, por isso é uma questão de incentivá-las.

Procure dar mais responsabilidades as crianças e resistir à vontade de fazer por elas, seja para mimá-las ou para fazer os afazeres mais rápido, pois são ferramentas que aumentam a autoestima e autonomia delas, qualidades essenciais ao longo da vida.

Compartilhar