Dica de como desidratar ervas no micro-ondas de forma fácil e prática.

Ervas desidratadas no microondas são super fácil de fazer. As melhores ervas para serem desidratadas no microondas são as de folhas mais grossas e que crescem em clima quente, como por exemplo o louro, orégano, alecrim, sálvia e tomilho, isso porque os compostos aromáticos são menos voláteis, aguentando temperaturas mais altas, por isso quando desidratadas essas ervas ainda preservam bastante o seu aroma e sabor.

Já ervas mais delicadas como salsinha, coentro, manjericão e hortelã quando desidratadas perdem bastante o seu aroma e sabor, mas mesmo assim podem ser desitradatas, especialmente no microondas.

Usar o microondas para desidratar ervas além de ser prático e rápido é um excelente método. Como o alvo principal do microondas é a água, ele se torna bastante eficiente para secar ervas devido ao eficaz processo de evaporação. Além disso uma grande vantagem de usar o microondas é que ele preserva muito o sabor e cor das ervas, que quando secas no forno tentem a ficar marrom

Veja o passo a passo:

1:  Disponha um papel toalha sobre um prato e coloque as ervas sobre o papel toalha. (separe as folhas dos talos)

2: Cubra as ervas com outra folha de papel toalha e leve ao microondas na potência máxima.
Comece com um minuto, e depois adicione 20 segundos por vez até que a erva esteja completamente seca.
O tempo vai depender da potência do seu microondas. Para ver se está pronto, aperte as ervas e elas devem desmanchar.
Caso ainda estejam meio moles, continue secando no microondas até estar definitivamente secas.

3: Depois de secas você pode armazenar em recipientes bem fechados, ou até mesmo moer as ervas para guardá-las. Dá para fazer com várias ervas e fica muito melhor do que as ervas secas compradas no mercado.

 

Compartilhar