Ervas desidratadas no micro-ondas são super fácil de fazer. As melhores ervas para serem desidratadas no microondas são as de folhas mais grossas e que crescem em clima quente, como por exemplo o louro, orégano, alecrim, sálvia e tomilho, isso porque os compostos aromáticos são menos voláteis, aguentando temperaturas mais altas, por isso quando desidratadas essas ervas ainda preservam bastante o seu aroma e sabor.
Já ervas mais delicadas como salsinha, coentro, manjericão e hortelã quando desidratadas perdem bastante o seu aroma e sabor, mas mesmo assim podem ser desidratadas, especialmente no micro-ondas.
Usar o microondas para desidratar ervas além de ser prático e rápido é um excelente método. Como o alvo principal do microondas é a água, ele se torna bastante eficiente para secar ervas devido ao eficaz processo de evaporação. Além disso uma grande vantagem de usar o microondas é que ele preserva muito o sabor e cor das ervas, que quando secas no forno tentem a ficar marrom
Veja o passo a passo:
1: Disponha um papel toalha sobre um prato e coloque as ervas sobre o papel toalha. (separe as folhas dos talos)
2: Cubra as ervas com outra folha de papel toalha e leve ao microondas na potência máxima.
Comece com um minuto, e depois adicione 20 segundos por vez até que a erva esteja completamente seca.
O tempo vai depender da potência do seu microondas. Para ver se está pronto, aperte as ervas e elas devem desmanchar.
Caso ainda estejam meio moles, continue secando no micro-ondas até estar definitivamente secas.
3: Depois de secas você pode armazenar em recipientes bem fechados, ou até mesmo moer as ervas para guardá-las. Dá para fazer com várias ervas e fica muito melhor do que as ervas secas compradas no mercado.