Saiba a forma correta de usar sua panela de pressão

A panela de pressão é um dos utensílios de cozinha mais temidos. Muitas pessoas pensam que ela pode causar acidentes, enquanto que outros julgam que não sabem trabalhar com esse tipo de panela, no entanto, as coisas não são bem assim e ela pode ser uma excelente aliada para os seus cozidos. Para desmistificar um pouco a sua utilização, vamos citar 5 coisas essenciais que precisa saber sobre a sua panela de pressão.

1 – Quanta água deve usar

A água nunca deve ultrapassar dois terços da panela, isso para garantir que o ar tenha espaço para circular, no entanto, a quantidade de líquido pode ser inferior. Se o alimento que vai ser cozido tiver uma grande quantidade de água, deve colocar apenas mais um pouco dentro da panela.

2 – O que fazer se a válvula da panela levantar

Se isso acontecer você deve desligar o fogo e se afastar para evitar riscos. Não se preocupe, existem muito poucos acidentes relacionados com esse problema.

3 – Como se limpa o pino

Um dos pontos mais importantes é a limpeza do pino da panela. Ele pode ser limpo com um palito de dente, mas não se esqueça que deve limpar todos os furinhos!

4 – Como limpar a panela

Para a limpar deve em primeiro lugar retirar a borracha que faz a vedação da panela. Em seguida limpe-a muito bem para evitar a acumulação de sujeira.

5 – Como comprar uma panela de pressão

Escolha a panela que quiser desde que o produto tenha selo do Inmetro. Esse selo identifica que o utensílio foi feito conforme as normas de segurança exigidas.

Não tenha medo de usar a panela de pressão. Se depois dessas dicas ainda ficou com algum receio, então leia o manual da sua panela para saber mais e ficar mais tranquila!

Compartilhar