Estudo aponta que cães imitam a personalidade de seus donos.

A ideia de que os cães desenvolvem uma personalidade parecida com a dos seus donos recebeu apoio científico. Pesquisadores na Áustria dizem que os cães podem refletir a ansiedade e a negatividade dos proprietários.

E cães calmos e dóceis podem transmitir isso aos seres humanos, talvez ajudando seus donos a lidar com o estresse.

Mais de 100 cães e seus donos foram submetidos a vários testes, incluindo medição da frequência cardíaca e resposta à ameaça.

Também foram coletadas amostras de saliva para medir os níveis de cortisol, um marcador de estresse.

Os proprietários foram então avaliados quanto às cinco grandes características da personalidade: neuroticismo, extroversão, abertura à experiência, simpatia e consciência. A personalidade dos cães também foi avaliada com um questionário.

De acordo com os pesquisadores da Universidade de Viena, na Aústria, os cães reconhecem nossas emoções e tendem a copiá-las.

A pesquisa concluiu que o estresse e a ansiedade não fazem mal só para os humanos, mas também deixam os bichinhos mais irritados. Ou seja, os cães são sensíveis aos estados emocionais de seus donos e podem refletir suas emoções.

Os cães vivem ao lado de humanos há mais de 30.000 anos. As evidências mostram que eles podem captar informações emocionais das pessoas e ajustar seu comportamento de acordo.

Compartilhar