Estudo confirma que dormir com seu animal de estimação no quarto pode melhor seu sono e do animal!

Evitar dormir com o cão na mesma cama ou quarto pode ser uma tarefa difícil para os donos que não resistem à fofura e ao companheirismo do amigo de quatro patas. Para quem não se incomoda, há uma boa notícia: cientistas provaram que o hábito não prejudica a qualidade do sono, pelo contrário.

Um estudo publicado na Mayo Clinic Proceedings analisou 40 adultos que dormiam com o seu canino no quarto, na mesma cama ou em outro lugar da divisão, durante sete noites.

Ao longo do período, os donos tiveram de responder questionários sobre a qualidade do descanso e, tanto eles como os animais, usaram dispositivos de rastreamento do sono.

Então, os investigadores calcularam a eficiência do sono, que é uma comparação do tempo deitado na cama com os períodos dormindo, e descobriram que a presença do cachorro não compromete o descanso.

Pessoas que deixam o animal dormir no quarto mantiveram 83% da eficiência no sono. Já as que deixaram o animal ficar na mesma cama tiveram média um pouco menor, de 80%, já que acordaram um pouco mais durante a noite.

Ambas as percentagens são consideradas satisfatórias e provam que a presença do animal pode até mesmo colaborar para uma boa noite.

Já o sono dos cães não foi incomodado pela presença dos donos, mas sim melhorado, visto que os humanos têm tendência a se esforçar para não atrapalhar o companheiro de soneca.

O estudo contou com uma pequena amostragem, cuja maioria era formada por mulheres por volta dos 40 anos, o que impõe limitações para aplicar os resultados a outras populações.

Também não foi determinado como o tamanho ou raça do cão interferem na qualidade do descanso.

No entanto, o autor principal do estudo e especialista em medicina do sono, Lois Krahn, afirma que é notável o fato de que dormir com o cachorro pode ser reconfortante para muitas pessoas.

Todavia, cada um deve estar atento ao seu descanso e tirar o animal da cama se sentir que ele prejudica a qualidade do descanso. Para alguns, isso pode parecer cruel, mas o estudo provou que o cachorro dorme bem independente da localização de seu dono no quarto.

Compartilhar