Estudo indica que colocar os filhos para dormir cedo faz bem às crianças e também aos pais

As crianças são mestres em inventar coisas para não dormir no horário. É provável que Já ouviu algumas destas frases: “Tô com fome”, “Quero dar mais um boa noite para o papai”, “Preciso fazer xixi!, etc.” Será que colocar os filhos para dormir cedo faz bem às crianças e também aos pais?

Estudos feitos pelo Murdoch Children’s Research Institute (Instituto de Pesquisa Infantil de Murdoch) na cidade de Melbourne, Austrália, contaram com a participação de 3600 crianças nos primeiros 9 anos de vida, e chegaram a seguinte conclusão: as crianças que iam para a cama antes das 20 h 30 min, são mais felizes e saudáveis, e o mesmo acontece com os seus pais.

Nas famílias em que as crianças vão deitar cedo, as crianças têm a oportunidade de descansar plenamente, e os adultos podem conversar e viver a sua intimidade.

O sono é muito importante para todos, mas em especial para as crianças, pois a falta de descanso tem efeitos muito negativos no seu desenvolvimento.Closeup Photography of Sleeping Boy

A investigação considerou dados como os níveis de melatonina, o hormônio do sono e do relaxamento, que fica mais elevado após as 20 horas. Em seguida, veremos o número de horas de sono recomendado de acordo com a idade de cada criança:

4 a 12 meses: 12 a 16 horas

1 a 2 anos: 11 a 14 horas

3 a 5 anos: 10 a 13 horas

6 a 12 anos: 9 a 12 horas

13 a 18 anos: 8 a 10 horas

Girl Sleeping on Bed

Levando em consideração a importância do sono para as crianças, vamos dar algumas dicas importantes para aumentar a qualidade do mesmo:

Mantenha a mesma rotina ao final do dia;

Mande sempre as crianças dormir à mesma hora;

Antes da hora de deitar, evite que vejam televisão ou mexam no tablet, computador ou celular, pois são aparelhos que prejudicam o sono;

Deixe passar um pouco após o jantar;

Passe algum tempo com as crianças antes de deitar, aproveitando para conversar com elas sobre o dia delas ou ler uma história.

Instituto de Pesquisa Infantil de Murdoch

Acontece que as primeiras horas de cama não são boas apenas para a saúde e o bem-estar das crianças, elas também são boas para as mães!

Compartilhar