Fontes de cálcio de origem vegetal que podem ser substitutos do leite

O cálcio é um mineral essencial para manter os ossos saudáveis, um fator de desenvolvimento de várias doenças como osteoporose, artrite reumatoide, dentre outras. E, embora você possa pensar que você toma cálcio suficiente ao longo do dia, ou que você deve consumir carne ou produtos lácteos para obter cálcio suficiente, isso não pode ser menos verdadeiro.

Como a vitamina B12, que é encontrada na carne, o cálcio é outra substância que se acredita ser muito difícil de encontrar, se você confiar exclusivamente em fontes de alimentos vegetais.

Mas a boa notícia para todos, é que existem inúmeros vegetais que contêm quantidades notáveis ​​de cálcio. Além disso, esses vegetais fornecem uma riqueza de benefícios para a saúde, sendo uma fonte desse mineral essencial.

Conheça alguns desses alimentos:

  • Abacate
  • Amora
  • Brócolis
  • Cebola
  • Couve
  • Acelga

  • Alcachofra
  • Alho
  • Sementes de girassol
  • Quiabo
  • Abóbora
  • Castanha-do-pará
  • Gergelim
  • Amaranto
  • Vagem
  • Rúcula
  • Linhaça
  • Grão-de-bico
  • Amêndoas
  • Nabo
  • O consumo diário desses alimentos garantirá a você a suplementação diária de cálcio sem a necessidade de consumir um alimento tão problemático como o leite.

E, mesmo se você gosta de leite, pode reduzir o consumo dele e se beneficiar de outras fontes de cálcio.

Uma boa opção para garantir a cota diária de cálcio – sem leite nem os derivados dele – é a “farinha de cálcio”.

RECEITA DE FARINHA DE  CÁLCIO

Triture 200 gramas de gergelim, 200 gramas de semente de girassol e 200 gramas de linhaça.

Pré-aqueça o forno e leve a mistura para torrar no fogo baixo por 15 minutos.

Guarde num vidro bem fechado.

Consuma 1 colher de sopa por dia em sucos, iogurtes, vitaminas, sopas e saladas.

 

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