Idoso pagou operação de próstata com duas galinhas

Dr. Álvaro Ramallo Zamora, urologista residente na cidade de Tarija, Bólívia, diz que as “lágrimas caíram” quando um dos seus pacientes chegou ao seu consultório com duas galinhas como pagamento por uma cirurgia de próstata que teve de fazer.

“Fiquei muito emocionado. Chorei ao ver aquela nobreza. Já se passaram anos desde que vi algo assim… levou-me de volta ao passado e fez-me lembrar do meu pai”, disse Ramallo Zamora, cujo pai era também urologista na década de 1960, e faleceu há 11 anos.

“Muito empolgado e feliz, ontem à noite este idoso não tinha dinheiro para fazer uma cirurgia de próstata . . . Qual não foi o meu espanto quando ele trouxe 2 galinhas como um presente para me retribuir. Fiquei comovido.” escreveu o médico.

O médico fez questão de tirar uma fotografia para eternizar o momento. Na imagem, aparece com um dos animais nos braços e o paciente Pedro Quintana, de chapéu e o outro animal na mão.

Quintana chegou recentemente ao consultório do Dr. Ramallo, sentindo-se mal e não conseguindo urinar bem.

“Moro sozinha lá em Santa Lúcia”, disse Quintana, de 80 anos, apontando para as costas, tentando localizar a dor.

Sem filhos, o idoso mora na região, a cerca de três horas de Tájira onde foi operado, no sul da Bolívia.

Quando o paciente chegou, a equipe colocou uma sonda nele e informou-o que teriam de operá-lo.

“Ele ficou um pouco triste, logicamente por causa da cirurgia, que tem um custo. Eu disse que faríamos de graça, e a expressão dele mudou completamente. Então, saiu do meu escritório e voltou com duas galinhas: um galo e uma galinha”, lembra o médico.

O Dr. Ramallo diz que aceitou alegremente as galinhas porque entende a gratidão da gente do campo, e também se lembra que no passado era assim.

Os animais já têm nomes – Clotilde e Ramón – e vão mesmo ficar com o Dr. Ramallo. “A minha esposa ficou animada, tirou uma fotografia. Não os cozinhamos, não fazemos nada de mal. Estamos muito felizes”, concluiu o médico.

Quintana está em recuperação, e voltará para casa, notícia que recebeu com um sorriso agradecido.

Compartilhar