Não É Desculpa: Estudo Comprova Que Fome Dá Mal Humor

Já lhe aconteceu ficar mal humorado por ter fome? Ou talvez conheça alguém que fique insuportável nesses momentos. Não se preocupe, aparentemente é uma reação natural do organismo.

Para produzir a energia necessária para um bom funcionamento, o corpo usa a reserva de glicose armazenada no fígado e músculos, antes de recorrer à gordura. Logo, quando não nos alimentamos, o fígado trabalha em excesso, devido à falta de glicose, o que por sua vez o deixa mais fraco e com raciocínio mais lento, daí vem o mau humor.

Então, para manter os níveis de energia altos e os de açúcar estáveis, é preciso ingerir calorias suficientes no dia a dia.

Mulheres saudáveis não devem consumir menos de 1200 calorias por dia, para que não sofram alterações de humor e outros problemas de saúde.

Recentemente, uma equipe de investigadores quis provar que o autocontrole do humor exige energia, parte da qual é fornecida pela glicose. Para tal, mediram os níveis de glicose no sangue de 107 casais ao longo de 21 dias.

Para medir a irritação e mau humor, os participantes competiram contra o cônjuge numa tarefa em que o vencedor sujeitava o outro a um ruído muito alto através de fones

A conclusão foi que existe, de fato, uma relação entre a fome e o mau humor, e que as pessoas têm tendência para agir melhor após uma refeição.

Na experiência de casais, depois do desafio, os pesquisadores concluíram que quanto menos glicose no sangue um dos cônjuges tinha, maior a intensidade e duração do ruído estabelecido para o outro.

Esta é a prova que, quanto mais fome temos, maior a tendência de ficarmos mal humorados até mesmo para as pessoas que mais amamos.

Compartilhar