Não jogue fora o alho germinado, ele tem um poder incrível! Veja!

Cientistas coreanos verificaram que brotos de alhos velhos produzem compostos que ajudam na redução do colesterol, por exemplo Germinados de alho – aqueles brotos verdes que emergem dos dentes de alhos velhos – geralmente acabam na lata do lixo. Mas cientistas coreanos relataram no Journal of Agricultural and Food Chemistry, dos Estados Unidos, que este tipo de alho tem ainda mais ação antioxidante saudável para o coração do que suas partes mais frescas.

Jong-Sang Kim e seus colegas observaram que as pessoas têm usado o alho para fins medicinais há milhares de anos. Hoje, elas ainda utilizam seus benefícios. Comer alho ou tomar suplementos de alho são maneiras naturais de reduzir os níveis de colesterol, pressão arterial e risco de doença cardíaca. Ele ainda pode impulsionar o sistema imunológico e ajuda a combater o câncer, mas esses benefícios são referentes ao alho fresco. Já os alhos brotados têm recebido muito menos atenção.

Quando as mudas crescem em plantas verdes, elas produzem muitos compostos novos, incluindo aqueles que protegem a planta jovem contra patógenos. O grupo de Kim argumenta que a mesma coisa pode ocorrer quando brotos verdes crescem em dentes de alho velho. Outros estudos têm mostrado também que brotos de feijão e de grãos têm ação antioxidante ampliada e, por isso, a equipe decidiu verificar se o mesmo é verdade para o alho.

Eles descobriram que o alho brotado apresentou atividade antioxidante superior ao fresco – mais jovem – e apresentou diferentes metabólitos, sugerindo que ele também sintetiza diferentes substâncias. No laboratório, extratos retirados deste alho protegeram células de certos tipos de danos.

— Por isso, a germinação pode ser uma maneira útil para melhorar o potencial antioxidante do alho — concluíram.

De acordo com a pesquisa publicada na revista estadunidense, Journal of Agricultural and Food Chemistry, os brotos de alho com até 5 dias são muito mais nutritivos do que em sua condição normal, com as seguintes características:

Alto nível de antioxidante
Presença das enzimas DPPH e ORAC que ajudam a eliminar os radicais livres
Protege contra o endurecimento das artérias
Previne o câncer de cólon, pele e de mama
É rico em alicina
Auxilia no controle da pressão arterial

 Atenção! Como todo produto requer cuidados, o ideal é saber sua procedência.
Obs: este site fala de tratamentos naturais alternativos.Portanto, não substitui um especialista. Visite o seu médico regularmente.

 

Compartilhar