Vai ser pai ou mãe de um menino ou menina em breve e está procurando o nome perfeito para seu bebê? Veja algumas ideias de nomes de meninos e meninas que vai gostar, desde os mais tradicionais até os mais exclusivos com seu significado, as últimas tendências.
Inspire-se e comece a fazer sua lista, entre esses nomes pode estar o de seu filho!
Tendências de nomes para meninos em 2022
Hugo: de origem germânica, significa “inteligente”, “lúcido”, “perspicaz”.
Lucas: de origem incerta, parece vir do hebraico e significaria “furacão”, ou do latim, e seria traduzido como “luz”.
Leo: o nome do garoto mais popular nos últimos cinco anos. Ela deriva do latim e é uma variante de Leão, simbolizando a ferocidade deste animal e também o poder e a justiça.
Daniel: nome de origem hebraica que significa “Deus é meu juiz”. Na maioria dos países ingleses, este nome é interpretado como Dannis, mas a etimologia é a mesma.
Alexandre: significa “protetor ou conquistador dos homens”.
Manuel: de origem hebraica, que significa “Deus está conosco”.
Pablo: de origem latina, significa “pequeno, humilde”.
Álvaro: nome de origem germânica, derivado de “alwar”, que significa “aquele que está prevenido” ou “aquele que é o defensor de todos”.
Adriano: nome de origem latina “hadrianus” que se refere à família romana de Hadria (perto do Mar Adriático). Significa “aquele que vem do mar” ou “aquele que tem o Mar Adriático por perto”.
Enzo: é um nome italiano, que significa “o senhor de sua casa ou pátria”.
Mario: de origem hebraica, é a variante masculina de Maria e significa “amada por Deus”.
Diego: nome de origem grega, evolução do nome Diago, que significa “doutrina”.
David: de origem hebraica, significa “o amado de Deus”. É um nome muito popular em muitas partes do mundo.
Oliver: cresceu em popularidade nos últimos cinco anos e é também um nome popular nos países de língua inglesa, sendo o nome de rapaz mais popular entre os ingleses desde 2013.
Marcos: vem do latim e significa “martelo”, relacionado com o deus Marte.
Thiago: um novo nome que se tornou um dos mais populares nos últimos anos. De origem hebraica, é uma variante de Santiago, que significa “aquele que muda”.
Marco: esta variante de Marcos vem do latim e significa “Martelo” e está relacionada com o deus Marte.
Alex: variante de Alexandre, que significa “protetor ou conquistador dos homens”.
Tendências de nomes para meninas em 2022
Isabel: é um nome de origem hebraica que vem de eli e zabad ou saba: “Deus jurou, Deus é abundância, consagrado a Deus”.
Laura: o primeiro nome de Laura é inspirado no termo laurus que significa “laurel”, um símbolo de glória e vitória desde os tempos antigos.
Ana: de acordo com os evangelhos apócrifos, Santa Ana era a mãe da Virgem Maria. Também tem sido o nome das rainhas (como Ana da Áustria) e de várias esposas de Henrique VIII.
Martha: Martha é a forma feminina da palavra aramaica mar, que significa “senhor” e, no feminino, “senhora”. Segundo os Evangelhos, Marta era a irmã de Lázaro e Maria de Betânia, que testemunhou a ressurreição de Cristo.
Christina: de cristo, cristão: “ungido, seguidor de Cristo”.
Lúcia: nome de origem latina que significa “brilhante”, “brilhante”, “leve”. O nome foi dado pelos antigos romanos às crianças que nasceram na primeira luz do amanhecer ou em dias particularmente brilhantes.
Paula: esta é a forma feminina de Paulo e o calendário dos santos registra vários santos com este nome.
Sara: na Bíblia, Sara é a esposa do patriarca Abraão, a quem ela deu à luz um filho, Isaac, quando seu pai já tinha oitenta e nove anos de idade.
Julia: o nome da menina Julia vem de julus ou iulus: “cabelo macio, cheio de juventude”, outro significado possível é pertencer à família romana de Iule, uma linhagem que foi considerada descendente de Julo ou Ascanio.
Andrea: o nome Andrea vem do grego, que mais tarde foi latinizado em Andreas, que significa viril ou viril.
Kelly: Kelly é o nome de uma garota gaélica que evoluiu com o tempo. É a forma inglesa do antigo nome gaélico irlandês Ceallach.
Katia: significa ‘pura, imaculado’. A etimologia do nome da menina Catherine é incerta e já foi debatida várias vezes. De acordo com as hipóteses mais difundidas, poderia derivar do Hécate grego, divindade da Trácia, identificada com Artemis;
Bianca: é a versão italiana do nome Blanca. Um nome de origem germânica que significa branco, puro, resplandecente.
Luciana: derivado do latim Lucianus, tomado do Lucius e que significa ‘luminoso’ ou ‘nascido na luz’.
Helena: nome derivado de Helene. Significa o brilhante e luminoso. Metaforicamente, assume os conceitos de “a mulher mais bela do universo”.
Sophia Valentina: Santa Sofia foi mártir do século II venerada na basílica de Santa Sofia em Constantinopla antes de se tornar uma mesquita muçulmana. São Valentim é o santo patrono dos amantes por razões não bem estabelecidas, embora se suspeite que seu patrocínio se deva à coincidência da data de sua festa com a de uma festa pagã de fertilidade e amor.
Ana Paula: Ana significa “abençoada por Deus”. Paula: É a forma feminina de Paulo e o calendário dos santos registra vários santos com esse nome.
Maria Vitoria: Maria significa “amada de Deus”. Vitoria: A Rainha Victoria I da Inglaterra, durante cujo reinado, conhecido como a era Vitoriana, se destaca.
Selena: a cantora e atriz é uma das mais populares e ouvidas, por isso o nome está muito em tendência.
Lili: embora seja a hipocorista do nome Elisabeth, o casal formado por Harry da Inglaterra e Megan Markle escolheu este nome para sua segunda filha. Acredita-se que o tenham feito em homenagem à Rainha da Inglaterra, que é conhecida como Lilibeth entre as pessoas mais próximas a ela.
Ariana: ela não só é uma das cantoras mais populares do mundo, mas também é uma influenciadora com milhares de seguidores.
Kim: Kim Kardashian é uma celebridade americana com milhões de seguidores da mídia social.
Myriam: vem de Maryam que significa “amada de Deus, exaltada, eminente”.
Raquel: este nome hebraico significa “cordeiro, ovelha”. Está presente na Bíblia, Raquel era esposa de Jacó e mãe de José e Benjamim, dois dos doze filhos de Jacó que deram origem às doze tribos de Israel.
Abigail: ela foi a segunda esposa do rei David, com quem se casou depois de ficar viúva por seu primeiro marido. Este nome hebraico para meninas significa:“alegria do pai ou fonte de alegria’.
Noemi: nos relatos bíblicos encontramos Noemi, esposa de Elimeleque, que significa ‘alegria, deleite’.