Será que o espinafre é bom mesmo para saúde, assim como as pessoas dizem?

O espinafre é um excelente recurso natural, contém: vitaminas, fibras e minerais, que em comparação com as carnes, tem poucas calorias e não contém gorduras. Também é rico em fitonutrientes, especialmente beta-caroteno e luteína, tornando-o um vegetal com propriedades antioxidantes que nos protegem contra danos celulares. Suas hastes são mais ricas em fibras que as folhas.

O espinafre, cujo nome científico é Spinacea oleracea, pertence à família de amaranthaceae, quenopodiodeaceae, bem como beterraba, quinoa e acelga. Eles crescem muito bem em climas temperados, sendo hoje os Estados Unidos e a China, entre outros, os países produtores mais importantes. Estão disponíveis durante todo o ano.

O espinafre é composto principalmente de água. A quantidade de gorduras e carboidratos é muito baixa, mas é um dos vegetais que contém a muitas proteínas. É rico em fibras, especialmente as hastes, provando-se muito benéfico para a nossa saúde.

É uma excelente fonte natural de vitaminas e minerais. Entre os minerais estão o cálcio, ferro, potássio, magnésio, manganês e fósforo. Quanto ao teor de vitaminas, o espinafre é rico em vitamina A, vitamina C, vitamina E, vitamina K, bem como vitaminas do grupo B (B6, B2, B1) e ácido fólico (vitamina B9).
Também contém substâncias antioxidantes, como flavonoides e carotenoides (luteína e zeaxantina, neoxantina). Também é uma boa fonte de ácidos graxos ômega-3.

Benefícios para saúde

Promove o transporte e depósito de oxigênio nos tecidos: o espinafre é uma excelente fonte de ferro.

Aumenta a força muscular: de acordo com estudos recentemente publicados, nitratos em espinafre são responsáveis pelo aumento da força muscular.

Ajuda a perder peso: é ideal para incluí-lo em um plano de refeições para reduzir o peso, devido ao baixo teor calórico e sua excelente contribuição nutricional.

Promove o trânsito intestinal: a fibra que contém promove um bom trânsito intestinal e, ao mesmo tempo, provoca sensação de saciedade, ideal para emagrecer.

Fornece energia e vitalidade: Envolvido no transporte de energia em todas as células.

Ajuda a prevenir doenças: devido à ação de antioxidantes, especialmente vitamina A e C, previne danos celulares causados por radicais livres. Isso diminui o risco de doenças cardiovasculares, doenças degenerativas e câncer. Previne a aterosclerose, uma vez que estes antioxidantes juntos, impedem o colesterol de se oxidar e formando LDL (colesterol ruim).

Beneficia mulheres grávidas e crianças: devido ao seu conteúdo de ácido fólico (vitamina B9).

Mantém a pressão arterial equilibrada: graças aos minerais de magnésio e potássio que contém. Além disso, sua alta concentração de potássio e a pequena quantidade de sódio que contém, favorece a eliminação do excesso de líquidos do nosso organismo favorecendo as pessoas que sofrem de hipertensão.

As folhas podem ser comidas cruas ou cozidas e são muito fáceis de congelar, pois conseguem manter a cor e o sabor. O ácido oxálico presente nos espinafres pode, no entanto, prejudicar a absorção de cálcio e ferro.

Uma maneira fácil de resolver este problema é ferver as folhas de espinafre, durante dois minutos, ou consumi-las junto com alimentos ricos em vitamina C. Cozinhar o espinafre aumenta os seus benefícios. Meia xícara de espinafres cozidos é tão nutritiva quanto uma xícara de espinafre cru. Isto porque o organismo não consegue decompor completamente os nutrientes do espinafre cru para seu uso.

Receita com espinafre

 

Ingredientes

  • 2 maços de espinafre
  • 80 ml de azeite de oliva
  • 0 a gosto de sal
  • 6 dentes de alho

Modo de preparo

Lave o alho com casca. Descarte os talos de espinafre e lave as folhas. Em uma panela, coloque o azeite de oliva e leve ao fogo. Adicione o alho com casca e doure dos dois lados. Adicione o espinafre e refogue em fogo baixo por aproximadamente 3 minutos. Tempere com sal a gosto e sirva.

Para você que é uma pessoa que se preocupa com sua saúde e gosta de manter-se sempre em forma eu estou indicando para você um livro que é excelente e que está ajudando muitas pessoas a manter uma boa saúde. Para saber mais é só clicar no Link: A solução definitiva para emagrecer com saúde

 

Compartilhar