O que fazer quando for picado por uma abelha ou vespa?

As vespas e as abelhas, embora geralmente não causem sérios riscos para a saúde, podem nos fazer sentir momentos de dor que não gostaríamos de sentir.

Evitar um encontro com esses insetos não é totalmente possível e, por isso, é bom ter a informação correta para saber reagir em caso de picada, evitando piorar a situação e prolongar esses momentos de sofrimento físico.

Vespas e abelhas: conhecê-las para evitá-las

As vespas têm um abdômen afiado, um corpo sem pelos com listras pretas e amarelas; elas têm um ferrão liso e reto, o que lhes permite picar várias vezes e, sendo mais agressivas, atacam repetidamente.

As abelhas têm pernas longas e três anéis amarelos no corpo peludo; o seu ferrão é em forma de gancho, e elas o perdem imediatamente depois da picada: portanto, só atacam se se sentirem ameaçadas ou se a colmeia estiver em perigo.

Tanto as vespas como as abelhas injetam um veneno que pode causar reações alérgicas mais ou menos graves, dependendo da sensibilidade de cada pessoa.

Normalmente a picada de ambas causa uma inflamação local da área muito dolorosa; entretanto, em alguns pacientes pode ocorrer um choque anafilático, cujos sintomas são dificuldade em respirar, urticária, espirros, tontura e diminuição da tensão, e nesses casos é necessário ir a um médico ou a um pronto-socorro.

O que fazer se for picado

Remova o ferrão. Se foi picado por uma abelha, é bom primeiro tentar remover o ferrão para evitar que o veneno se espalhe ainda mais; pode usar pinças esterilizadas, o importante é não pressionar a mordida. Se você não conseguir, procure um médico.

O segundo passo é lavar bem a picada com sabão neutro e água, para evitar infecções.

Acalmar a dor. É melhor recorrer ao gelo para aliviar a dor e ajudar a zona a não inflamar. Alguns médicos aconselham esfregar a área com um algodão com bicarbonato para cancelar o efeito do veneno.

Você pode recorrer a medicamentos anti-histamínicos ou anti-inflamatórios se a dor persistir: em qualquer caso, é sempre melhor ouvir a opinião de um médico primeiro.

Adote as seguintes precauções.

Prevenir é melhor que remediar; então, se puder, evite roupas de cores brilhantes e perfumes fortes.

Ambos, de fato, atraem abelhas. Também não deixe comida e lixo a céu aberto, porque atraem as vespas, que são onívoras, ao contrário das abelhas.

Além disso, evite andar descalço no campo, porque pode encontrar ninhos de vespas.

Fonte: Altamente.org

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!