Substitutos naturais do açúcar refinado

Para conseguirmos um estilo de vida saudável devemos retirar completamente o açúcar refinado da nossa alimentação, diminuir o consumo ou substitui-lo por outros produtos.

Pois o açúcar refinado é considerado um verdadeiro veneno para o organismo.

Quais os “melhores” substitutos para o açúcar refinado?

O açúcar branco refinado vem da cana-de-açúcar, e para ter o sabor e aspecto que conhecemos são necessários diversos processos químicos, onde se perde a maior parte dos nutrientes, e onde são incorporados outros tipos de substâncias que não fazem nada bem à nossa saúde.

Açúcar de coco: o açúcar de coco, é uma ótima opção para substituir o açúcar branco refinado porque tem baixo índice glicêmico, sendo por isso indicado para diabéticos.

É conhecido por ser o mais nobre dos açúcares e o melhor para quem quer emagrecer.

O açúcar de coco ganha na questão de qualidade, pois não passa por nenhum processo de refinamento, por isso preserva grande parte de seus nutrientes, este açúcar apresenta um valor nutritivo mais elevado que outros açúcares ou adoçantes, pois contém altos níveis de magnésio, ferro, potássio e vitaminas do Complexo B, contém também antioxidantes e flavonoides. É 100% natural.

Stévia: o adoçante Stévia, é saboroso e ajuda os diabéticos a manter uma alimentação saudável.

É extraído de uma planta chamada Stévia e em pequenas porções conseguimos obter o doce desejado. Possui poucas calorias e não tem compostos químicos.

Uma unidade de 30 gramas pode render até dez vezes mais, o que o torna econômico, uma pequena medida pode substituir várias colheres de açúcar.

Mascavo: o açúcar mascavo é o principal concorrente do açúcar branco, ele possui quase a mesma quantidade calórica, mas ganha no que diz respeito aos nutrientes e vitaminas que contém.

Não possui nenhum aditivo químico.

Tem uma cor escura e textura granulada que faz com que se dissolva com menos facilidade, mas é um bom substituto para receitas doces e principalmente no café. Tem um sabor forte, pode não ser muito atrativo nas primeiras experiências, mas quando a questão é saúde, vale a pena investir neste açúcar.

Mel: o mel é um adoçante natural que além de adoçar, tem propriedades imunológicas fantásticas, principalmente para gripes e resfriados.

Na questão de calorias, devido ao seu açúcar natural, este pode ser um grande vilão na dieta, mas em pequenas quantidades pode ajudar a substituir o açúcar.

Ao escolher o mel, prefiram o puro.

Adoçante: no mercado há vários tipos de adoçantes, o recomendado é sempre o que tiver menos calorias e sódio.

O maior erro quando se troca o açúcar por adoçante é a quantidade utilizada… acabamos por colocar sempre mais.

Devemos pensar que o propósito da troca para este “açúcar” é uma alimentação saudável, por isso ao escolherem o seu adoçante, tenham em atenção a sua composição nutricional. Principalmente para quem é diabético ou necessita de algum cuidado ao escolher os alimentos.

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