Se teve a infelicidade de deixar cair o seu celular dentro de água, não se desespere! Antes de declarar perda total, pode tentar alguns truques para salvá-lo. Para começar, e o mais óbvio, assim que der conta do “acidente” retire imediatamente o celular da água.
E por mais ansioso que esteja para descobrir se a água realmente danificou o seu celular, não tente ligá-lo! Isso poderia provocar um curto-circuito! Remova imediatamente a bateria e o cartão SIM do celular. O cartão SIM muito provavelmente estará intacto, portanto, apenas terá que secá-lo com um pano.
Remova o máximo de umidade que conseguir secando o celular e a bateria (nos casos em que a bateria é removível) com um pano ou guardanapo. Não tente secar o celular com um secador de cabelo! O ar quente poderia danificar os componentes do celular.
Nem tente usar o secador de cabelo no modo de ar frio, pois dessa forma ajudaria a umidade a entranhar-se mais no celular. Tenha paciência e permita que tanto o celular como a bateria (os dois sempre separados, se possível) sequem durante pelo menos 2 dias num local ventilado.
ACELERANDO A SECAGEM
Coloque o celular e a bateria fechados dentro de um saco ou caixa de arroz cru. Se tiver à mão, obterá ainda melhores resultados com sílica gel. Para acelerar a secagem e garantir que a umidade é removida do celular, pode experimentar outros truques… por exemplo:
Deixe o celular em cima de um equipamento que libere calor muito lentamente, como por exemplo, um televisor ou monitor CRT. Não faça isto com a bateria, pois pode explodir! Depois de garantir que o celular está bem seco, já poderá colocar a bateria e tentar ligá-lo.
Se o celular se recusar a ligar, tente usar outra bateria… pode ser que apenas a bateria se tenha danificado e assim, pelo menos o prejuízo será menor.