Truques para recuperar um celular que caiu na água

Se teve a infelicidade de deixar cair o seu celular dentro de água, não se desespere! Antes de declarar perda total, pode tentar alguns truques para salvá-lo.

Para começar, e o mais óbvio, assim que der conta do “acidente” retire imediatamente o celular da água.

E por mais ansioso que esteja para descobrir se a água realmente danificou o seu celular, não tente ligá-lo! Isso poderia provocar um curto-circuito!

Remova imediatamente a bateria e o cartão SIM do celular. O cartão SIM muito provavelmente estará intato, portanto, apenas terá que secá-lo com um pano.

Remova o máximo de umidade que conseguir secando o celular e a bateria (nos casos em que a bateria é removível) com um pano ou guardanapo.

Não tente secar o celular com um secador de cabelo! O ar quente poderia danificar os componentes do celular.

Nem tente usar o secador de cabelo no modo de ar frio, pois dessa forma ajudaria a umidade a entranhar-se mais no celular.

Tenha paciência e permita que tanto o celular como a bateria (os dois sempre separados, se possível) sequem durante pelo menos 2 dias num local ventilado.

ACELERANDO A SECAGEM

Coloque o celular e a bateria fechados dentro de um saco ou caixa de arroz cru. Se tiver à mão, obterá ainda melhores resultados com sílica gel. Para acelerar a secagem e garantir que a umidade é removida do celular, pode experimentar outros truques… por exemplo:

Deixe o celular em cima de um equipamento que libere calor muito lentamente, como por exemplo, um televisor ou monitor CRT. Não faça isto com a bateria, pois pode explodir!

Depois de garantir que o celular está bem seco, já poderá colocar a bateria e tentar ligá-lo.

Se o celular se recusar a ligar, tente usar outra bateria… pode ser que apenas a bateria se tenha danificado e assim, pelo menos o prejuízo será menor.

 

Compartilhar