Veja o que dizer quando médico está com pressa numa consulta

Ir ao consultório médico pode ser uma experiência bastante estressante para muitas pessoas. Pode até mesmo tratar-se de uma consulta ou exame físico de rotina, mas frequentemente o motivo para ir é porque temos algum problema de saúde.

Independentemente do motivo de consultar um médico, a esperança número 1 dos pacientes é que o médico faça tudo melhorar. Todos esperamos ouvir boas notícias após um exame físico, e ser informados sobre as opções de tratamento para quaisquer condições médicas.

Os pacientes costumam ter muitas perguntas para os médicos, e isso é bom. É importante dizer aos médicos quaisquer sintomas que tenha e qualquer coisa que o preocupe. Também é importante certificar-se de que você entendeu todas as etapas dos tratamentos recomendado ou a frequência com que deve marcar novas consultas.

A última coisa que um paciente deseja é que um médico o apresse e o faça sentir um fardo. Ninguém quer sair do consultório médico com perguntas sem resposta ou a sentir que não teve a chance de compartilhar as suas preocupações. Isso pode fazer a pessoa sentir que o seu médico realmente não se importa com a sua saúde.

Uma boa atitude por parte dos médicos inclui fazer os pacientes sentirem-se à vontade, e parte disso passa por reservar um tempo para ouvir e explicar.

Se um médico parece estar com pressa, o paciente pode sentir que ele ou ela não está ouvindo, mas pode não ser o caso.

 

O Dr. Suneel Dhand, médico inglês, sabe que por vezes os pacientes sentem que o médico está com pressa. Na verdade, ele acredita que isso acontece todos os dias. Ele também acredita que os médicos nunca querem que os pacientes sintam que estão sendo negligenciados, então fez questão de compartilhar uma pequena dica.

“Todas as pessoas têm uma história sobre médicos que as fazem entrar e sair da sala em apenas alguns minutos e não deixam tempo para perguntas importantes. Afinal, não estamos falando sobre experimentar um novo casaco numa loja – as nossas conversas com os pacientes são sobre a sua saúde e bem-estar, então quero dar alguns conselhos a qualquer paciente que sinta que o seu médico possa estar querendo despachá-lo. Simplesmente diga com calma, respeito e cortesia: ‘Doutor, parece que você está com muita pressa hoje!'”.

Parece uma coisa muito simples de se dizer, mas posso afirmar com segurança que a maioria dos médicos não gostaria de ouvir isso dos seus pacientes. Como médicos, somos profissionais naturalmente conscientes que querem sempre (pelo menos a maioria de nós) fazer um bom trabalho e ter uma boa imagem. Noutras palavras, a maioria dos médicos não quer que os seus pacientes os vejam como profissionais apressados. Como resultado, posso garantir que a maioria dos médicos, ao ouvir isso, irá desacelerar conscientemente e dedicar-lhe mais tempo”, disse o Dr. Dhand.

Fonte: Partilha

 

Compartilhar